Teatro é estratégia para conscientizar alunos sobre o Bullying

Semed usa o teatro par combater o bkullyng nas escolas
Semed usa o teatro par combater o bkullyng nas escolas
Semed usa o teatro par combater o bkullyng nas escolas

Manaus – Alunos da Escola Municipal Senador Fábio Lucena Bittentourt, no Lírio do Vale, zona Oeste, assistiram nesta quarta-feira, 3, a apresentação do Projeto “Teatro nas Escolas”. O evento marca o “Dia Mundial de Prevenção às Crianças vítimas de agressão”, nesta quinta-feira, 4, com o objetivo de conscientizar a juventude para combater o Bullying e o preconceito nas escolas.

Coordenado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o projeto contou com a apresentação da peça “Teatro Fórum: O Bullying e o Contexto da Opressão”, dirigida pelos instrutores do Núcleo de Teatro do órgão.

Na Escola Fábio Lucena, o projeto despertou o talento dos alunos Adam Vulcão, Guilherme Furtado, Aírton Ruan, Alícia de Andrade, Camila Barroso e Diego da Silva, que viraram atores da peça. “Foi muito bom participar do projeto e fazer a peça”, afirmou Guilherme, que vem ensaiando há um mês e meio para fazer a encenação. As professoras da Semjel, Débora Ohana, Melissa Beatriz e Emile Nóbrega trabalharam na preparação dos alunos para a apresentação. O Núcleo de Teatro da Semjel é formado por acadêmicos de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que ministram oficinas de iniciação teatral nas escolas por onde o projeto já circulou e deu oportunidade aos alunos tanto de assisti aos espetáculos quanto de vivenciar a arte teatral.

O secretário Sildomar Abtibol, da Semjel, foi assistir a peça e explicou que outras 15 escolas já receberam o projeto. A meta da atual administração municipal é levar a oficina para todas as instituições de ensino. “Nós podemos, com teatro, que traz a linguagem mais apropriada para os jovens e palestras, mostrar os riscos trazidos pela divulgação de fotos íntimas e outras situações que podem causar danos irreparáveis à vida de uma pessoa”, observou.

A programação teve também distribuição de material informativo com a campanha “Todos Contra o Cyber Bullying” mostrando histórias reais de pessoas vítimas de bullying quando jovens e quais as consequências.

Para saber mais:

O que é o Cyber Bullying?

É um tipo de violência praticado contra alguém, através da Internet ou de outras tecnologias relacionadas, usando o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa, difamando, insultando ou atacando covardemente.

Como prevenir?

Nunca grave ou envie fotos ou vídeos em momentos íntimos. Na grande maioria dos casos, as imagens que “caem na Internet” são compartilhadas por ação de namorado (a), colegas de escola ou por alguém em quem você confia. Se for alvo do Cyber Bullying não se sofra em silêncio. Procure seus pais, familiares, pedagogo da escola ou um adulto de confiança e compartilhe sua experiência, por mais dolorosa que seja. Um adulto de confiança poderá lhe orientar e ajudar na melhor forma de reagir, inclusive submetendo o agressor às penalidades previstas em lei.

Amazonianarede-Semcom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.