Susam reforça oferta de exames de arteriografia a partir de segunda

Exames de arteriografia com mi atndiimento
Exames de arteriografia com mi atndiimento
Exames de arteriografia com mi atndiimento

Amazonas – Objetivando melhorar o atendimento nos serviços de saúde, , o Governo do Estado do Amazonas, através ä Secretaria de Saúde contratou serviço privado para ampliar a a oferta de serviços ä população. Esse contrato começará a operar já a partir segunda-feira (4), com o reforço de um dos principais hospitais privados de Manaus, o Prontocord, na oferta de exames de arteriografia de membros inferiores e cerebral.

O serviço será para atendimento a pacientes internados nos prontos-socorros Dr João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo. A maioria dos pacientes que utiliza esse tipo exame possui doenças de obstrução arterial crônica, por conta de diabetes.

Na rede pública, o exame de arteriografia, feito em equipamento de hemodinâmica, era realizado somente na Fundação do Coração Francisca Mendes, numa média de 30 procedimentos por semana. Com a contratação do Prontocord, a oferta do serviço será ampliada. A expectativa é de dobrar a capacidade.

O Prontocord é a unidade de referência em cardiologia, na rede privada de saúde do estado. A contratação dos serviços do hospital é emergencial, seguindo o que prevê a legislação.

A previsão, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, é que o contrato se estenda por 3 meses, durante o qual correrá o processo de licitação para aquisição de mais um equipamento de hemodinâmica para a Fundação Francisca Mendes, o que ampliará a oferta do serviço, sem necessidade do reforço da rede privada.

Além da arteriografia, o equipamento de hemodinâmica também realiza procedimentos cardiológicos, como cateterismo, angioplastia e implante de marca-passo. O equipamento é utilizado nas áreas cardíaca, neurológica e vascular.

Os exames de arteriografia (ou angiografia) são minimamente invasivos, permitindo detectar a obstrução de uma artéria e a extensão da lesão. O exame ajuda no diagnóstico e avaliação do paciente.

O secretário Pedro Elias informa, ainda, que a empresa de manutenção que atende a rede pública já identificou que o tomógrafo do pronto-socorro Platão Araújo precisará de dois novos tubos de imagem de raio x. O equipamento já está sendo comprado, pelo preço de R$ 500 mil.

O tomógrafo do Hospital João Lúcio ainda está sob análise e o do 28 de Agosto está funcionando normalmente. Os pacientes que precisam de tomografia no João Lúcio e Platão Araújo estão sendo atendidos, nesse período, pelo Hospital Francisca Mendes. “Se entendermos que haverá necessidade de contratar serviço privado, assim o faremos”, observou o secretário.

Na parte de medicamentos e produtos de saúde, ele ressalta que a rede está abastecida e que a Susam já prepara processo de aquisição para os próximos três meses.

Amaznianarede-Susam

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.