Surubim e caparari, espécies parecidas, saem do cardápio: Começa o período defesa das espécies

Amazonas – Como acontece com várias outras espécies, os populares peixes lisos, muito apreciado pela nossa gastronomia, surubim o surubim  e  o caparari ficarão fora de circulação por algum tempo e com isso, longe das mesas do amazonenses.

O motivo é que começa no dia 15 o período de defesa das espécies e a pesca estará proibida, por isso, os surubins e capararis, sumirão dos mercados e feias do Amazonas, por um período designado.

A pesca, comercialização e o transporte dos peixes caparari (Pseudoplatystoma tigrinum) e surubim (Pseudoplatystoma fasciatum) ficarão proibidos até o dia 15 de março de 2017 no Amazonas. O objetivo é garantir a reprodução das espécies citadas nos rios da Amazônia.

Segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), proprietários de câmaras frigoríferas que tenham os peixes armazenados podem fazer a declaração de estoque, até o dia 17 de novembro, e comercializar as espécies in natura até que se esgotem.

O caparari é bem parecido com o Surubim e também está protegido pela Lei do Defeso

O Ipaam orienta que o estoque deve ser declarado por meio de um requerimento único disponibilizado no site do órgão (www.ipaam.am.gov.br).

A declaração que possibilita o trânsito e comercialização das espécies contempladas pelo defeso pode ser autorizada somente pelo órgão. O não cumprimento do trâmite pode resultar em apreensão e multa.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Gerência de Pesca do Ipaam nos telefones (92) 2123-6762 / 6766 ou e-mail [email protected]. Os interessados também podem se dirigir à sede do órgão, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, n°3280, bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul.

Amazonianarde-Ipaam

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.