Superlua foi a atração da noite de domingo no céu de Manaus

A

 

A
O universitário Paulo Medeiros registrou a superlua no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul (Foto: Paulo Medeiros0)

Milhares de manauaras com os olhares fixos para o alto, vislumbram ontem no início da noite de domingo,  um lido fenômeno vindo do  alto, uma bela lua cheia. Foi assim que algumas pessoas ficaram no início da noite deste domingo (16), quando a “superlua” surgiu no céu, em Manaus.

fenômeno ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra do que de costume. O fenômeno foi muito fotografado. Do quintal de casa, situado no bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste, ele clicou a superlua. “Eu sempre espero esses fenômenos, como a lua sangrenta que ocorreu ano passado, para fotografar. Para esta [lua] de hoje eu me programei. Sempre tiro fotos do luar”, disse.

 

O fotógrado Sérgio Costa clicou a lua do quintal de casa, por volta de 20h30 (Foto: Sérgio Corrêa da Costa/Vc no G1)

O universitário Paulo Medeiros, de 22 anos, também se preparou com antecedência para clicar o fenômeno. A foto foi tirada da varanda do apartamento dele, no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul. “Como astrônomo amador eu conheço bem o céu e já sabia o horário exato e a posição que a lua ia aparecer, então já estava com o equipamento montado por volta das 18:30”, contou.

ta que o avisou sobre a lua deste domingo (16). Devidamente informado, ele não contou conversa: saiu para o terraço de casa – no Centro – para registrar o momento. “Minha mãe viu a lua e perguntou se eu não ia fotografar. Fui no terraço, dei um zoom na câmera quando ela estava mais baixa e mais explêndida”, relatou.

‘Lua de perigeu’

Esse é outro nome dado para a superlua. Mas por que esse fenômeno ocorre? A explicação está no fato de a órbita da Lua ser elíptica. Por isso, a distância até nosso satélite natural varia, e a menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km. deste domingo (15), a superlua pode ficar 14% maior e até 30% mais brilhante do que uma lua cheia de apogeu, segundo a Nasa, a agência espacial americana.

 

Mais uma bela foto de
O fotógrafo Sérgio Costa clicou a lua do quintal de casa, por volta de 20h30 (Foto: Sérgio Corrêa da Costa/Vc no G1)

A superlua pode ser vista de todo o Brasil e deve ficar com uma aparência maior logo após nasce. Esta foi a primeira das três superluas previstas para este ano. O fenômeno volta a se repetir em 14 de novembro e em 14 de dezembro.

A previsão é que a do dia 14 de novembro seja a maior de todas, já que ela deve ser a lua cheia mais próxima da Terra não só neste ano, mas também do século 21 até agora. O cálculo dos especialistas é que ela só voltará a ficar tão perto da Terra no dia 25 de novembro de 2034.

Amazonianianarde-Rede Amazonica

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.