Supercopa BB de Vôlei começa hoje a temporada Amazônia

Manaus – Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará são os estados da região Norte que se disputam, em Manaus, a partir desta quarta-feira, 29, a última etapa regional da Supercopa Banco do Brasil de Voleibol.

Batizada com o nome da maior floresta tropical do mundo, a etapa Amazônia encerra a fase classificatória do torneio. Os jogos acontecerão no ginásio Rene Monteiro, no bairro São Geraldo, com entrada livre.

No domingo, 02, a rodada final contará com a presença da campeã olímpica Fofão, embaixadora do evento. O campeão em Manaus disputa a final em Brasília, de 18 a 23 de junho, com Monte Cristo (GO), Vitória/FSBA (BA), Unifor (CE), Botafogo (RJ) e Aprov/Unoesc, Chapecó (SC), vencedores das etapas Cerrado, Litoral, Dunas, Mata Atlântica e Pampas, respectivamente.

O Manaus Esporte Clube/Nilton Lins é o time patrocinado pela Prefeitura de Manaus e responsável por representar o estado-sede da etapa. Comandado pela professora Lilan Valente, o time conta com o reforço do ex-seleção brasileira, André Santos. “O André é um super atleta. Em 1990 ele jogou na seleção brasileira, depois foi para uma temporada na Europa e há dois anos retornou para Manaus. Aproveitamos este retorno e o convidamos para a delegação amazonense”, comentou a técnica.

Pelo Amapá, o treinador do Clube Zona Sul e presidente da Federação Amapaense de Voleibol, Alaor Fonseca, leva uma equipe que tem quatro anos de existência e o sonho de participar da Superliga B. “Estamos treinando muito para a Supercopa e temos o projeto audacioso de chegar à Superliga B. Minha equipe é aguerrida e está indo com sede de vitória”.

A equipe 9 de Julho Esporte Clube é a representante do estado de Roraima. Os atletas, cuja média de faixa etária é de 27 anos, são treinados pelo professor Francisco Jadson, que está esperando uma competição dura.

“Conhecemos o time do Amapá e eles são muito bons, e o Pará deve vir com uma equipe bem forte. Estamos indo a Manaus com o objetivo de ficar entre os três primeiros colocados”.

A Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), representante do Pará, é outro grupo que será liderado por uma mulher. A técnica Socorro Farias tem um elenco com sete anos de existência, bicampeão paraense de voleibol e terceiro colocado dos Jogos Universitários brasileiros. A treinadora destaca que a Supercopa BB é uma oportunidade de aumentar o espaço para o vôlei paraense no cenário nacional. “Minha equipe é vencedora, que joga para vencer. Valorizamos muito nosso espaço no vôlei e estamos indo para o torneio com a vontade de conquistar este título”.

Rondônia conta com um time que acumula experiência em competições nacionais para conquistar o campeonato em Manaus. A Associação São Lucas é vice-campeã brasileira universitária e terceira colocada da Liga Nacional.

Embora não esteja trazendo reforços para Manaus, o técnico Agenor Fernandes destaca a qualidade de seus jogadores como sua principal arma no torneio. “Temos boas opções no banco e temos participado de algumas competições. Acredito que podemos ficar entre os primeiros colocados”, disse Fernandes.

O representante do estado do Acre é o Atlético Clube Juventus.

Jogos e Premiação

Os jogos começam nesta quarta-feira, às 15h, com o confronto entre Esmac (PA) e Associação Zona Sul de Macapá (AP). Em seguida, às 17h, a Associação São Lucas (RO) enfrenta o 9 de Julho Esporte Clube (RR). Por fim, o dono da casa, Manaus Esporte Clube (AM) recebe o Atlético Clube Juventus (AC), às 19h.

A Supercopa Banco do Brasil de Voleibol é uma competição de âmbito nacional, organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol e Banco do Brasil. Atletas e a comissão técnica da equipe vencedora do campeonato receberão R$ 2 mil em títulos de capitalização Ourocap, do BB. A premiação total soma R$ 30 mil, distribuídos entre 12 jogadores e três membros da comissão técnica. Além disso, os campeões ganharão medalhas, troféus, um kit esportivo da Olympikus e uma clínica com curso de fisiologia no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).

Etapa Amazônia

29.05.2013 – 1ª Rodada
15h- Esmac (PA) X Associação Zona Sul de Macapá (AP)
17h- Associação São Lucas (RO) X 9 de Julho Esporte Clube (RR)
19h- Manaus Esporte Clube (AM) X Atlético Clube Juventus (AC)

30.05.2013 – 2ª Rodada
15h- Esmac (PA) X Associação São Lucas (RO)
17h- Associação Zona Sul de Macapá (AP) X Atlético Clube Juventus (AC)
19h- Manaus Esporte Clube (AM) X 9 de Julho Esporte Clube (RR)

31.05.2013 – 3ª Rodada
15h- Esmac (PA) X Atlético Clube Juventus (AC)
17h- Associação Zona Sul de Macapá (AP) X 9 de Julho Esporte Clube (RR)
19h- Manaus Esporte Clube (AM) X Associação São Lucas (RO)

01.06.2013 – 4ª Rodada
15h- Associação São Lucas (RO) X Atlético Clube Juventus (AC)
17h- Esmac (PA) X 9 de Julho Esporte Clube (RR)
19h- Manaus Esporte Clube (AM) X Associação Zona Sul de Macapá (AP)

02.06.2013 – 5ª Rodada
15h- Associação Zona Sul de Macapá (AP) X Associação São Lucas (RO)
17h- 9 de Julho Esporte Clube (RR) X Atlético Clube Juventus (AC)
19h- Manaus Esporte Clube (AM) X Esmac (PA)

Foto: Antonio Lima/Semdej

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.