Sorteadas pelo TRE  urnas para auditoria durante eleição suplementar de domingo

Duas urnas da capital e uma do interior do Estado foram sorteadas. Pleito vai escolher novo governador do amazonas.

Manaus,  AM – Três urnas eletrônicas foram sorteadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para passar por auditoria neste domingo (6), durante a votação da eleição suplementar para governador. O sorteio, realizado neste sábado (5), escolheu duas urnas de Manaus e uma de Rio Preto da Eva, a 57 km da capital. As urnas sorteadas serão substituídas ainda neste sábado e as escolhidas ficarão na sede do TRE para a auditoria.

As urnas escolhidas da capital são as que ficam na seção 639 da zona 5, e da seção 359, na zona 40. Elas ficam na Escola Municipal Francisca Pergentina, no bairro Zumbi, Zona Leste de Manaus, e na Escola Estadual Gonçalves Dias, no bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste de capital, respectivamente.

No interior, a urna sorteada foi da seção 62, na zona 52, que funciona na Escola Municipal Alegria de Saber, no Centro de Rio Preto da Eva. Os municípios de Manacapuru, Presidente Figueiredo e Iranduba também estavam entre os que podiam ser sorteados. De acordo com o TRE, as cidades foram escolhidas por causa da facilidade de locomoção e proximidade com Manaus.

O desembargador Yedo Simões, presidente do TRE, disse que o sorteio das urnas para votação paralela é um meio de comprovar que a votação acontece de maneira clara. “Este é o penúltimo ato do calendário eleitoral porque amanhã ocorre a votação paralela, posteriormente à apuração. Esse evento é justamente para demonstrar a confiabilidade da urna eletrônica. É uma auditagem no sistema para comprovar a lisura das urnas”, explica.

Depois de sorteadas, as urnas são levadas para a sede do TRE, e urnas substitudas são levadas para as escolas. A Votação Paralela acontece no mesmo dia e horário da votação e conta com a participação do Ministério Público, da OAB e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.

|Amazonianarede-Rede Amazônica

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.