Sistema de Gestão da Qualidade, uma conquista inédita na CMM

28-12cmmManaus – O ano de 2014 foi um ano de muitas conquistas na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Entre elas, a carta de recomendação para a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO-9001:2008, expedida pelos auditores do grupo Registro Italiano Navale (Rina), no dia 30 de outubro.

O documento assegura que a CMM será a 14ª Casa Legislativa Municipal do país a obter a norma ISO 9001 e Manaus a 3ª capital a receber a recomendação.

“Com a certificação pretendemos aperfeiçoar os processos dentro da Casa, o que mostra uma preocupação com a melhoria contínua do atendimento, produtos e serviços fornecidos”, disse na ocasião o presidente da CMM, vereador Bosco Saraiva (PSDB).

A certificação foi concedida após dois dias de intensa avaliação dos procedimentos adotados nos sete primeiros setores da Câmara na primeira fase: Coordenação ISO Câmara, Diretoria de Comunicação, Serviço de Protocolo, Recursos Humanos, Escola do Legislativo, Coordenação de Informática, Diretoria Legislativa (Protocolo) e Ouvidoria, somando um total de 90 servidores diretamente envolvidos no processo de implantação da norma, iniciado em janeiro deste ano.

Implantação e treinamento

Para que a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade fosse realidade na Casa Legislativa, foi preciso a junção de esforços contínuos dos servidores envolvidos direta ou indiretamente no processo, a começar pela aprovação do presidente da Casa Legislativa, vereador Bosco Saraiva (PSDB), ao decidir que a norma era essencial para melhorar a imagem da Câmara e contribuir na eficácia dos serviços oferecidos à sociedade.

A partir da decisão, foi montado o Conselho de Gestão da Qualidade (CGQ), formado por diretores e gestores para definir os processos de implantação da norma, além da ajuda dos grupos técnicos, que contribuíram para a implantação da elaboração dos procedimentos e preenchimentos dos registros da qualidade. Entre outras atividades que fizeram parte da implantação do SGQ, foram realizados treinamentos para aprimorar e dar consciência aos servidores da importância da ISO 9000, processo que iniciou no dia 16 de junho, a fim de aprimorar e melhorar as atividades e metas, além de ajustar os indicadores previstos.

Ainda como parte dos treinamentos, em agosto, foi realizada auditoria interna, que segundo o coordenador geral da ISO 9001, Leôncio Oliveira, obteve resultado favorável. “Os servidores demonstraram entendimento do processo. A auditoria também serviu para correção de erros no planejamento. Foi um trabalho interessante. Vamos fechar o ano com todos os treinamentos programados”, completou Leôncio.

Permanência garantida

A certificação da ISO 9001 é somente a primeira parte do processo. No próximo triênio outras normas deverão ser implantadas na Casa. Para isso, um plano de trabalho de três anos foi traçado pela coordenação da norma e um setor de manutenção do sistema será implantado, como garantiu o presidente Bosco Saraiva.

Ações futuras

Dentre as ações para o ano de 2015, previstas no cronograma dos planos pré-estabelecidos, estão a implantação do Programa de Melhoria Contínua, a ser realizado por grupos de trabalho e a criação da Semana da Qualidade na CMM, para conscientizar o servidor da importância da qualidade e melhoria dos processos.

Já entre as ações previstas para ocorrerem em 2016 e 2017 constam a implantação e certificação do Sistema de Gestão de Risco (SGR); implantação e certificação do Sistema de Informação (SGI) e do Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho. “Iremos implantar esses processos por etapa”, afirmou o coordenador do SGQ da CMM, Leôncio Oliveira.

Fonte: CMM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.