Sinésio denuncia caos na iluminação pública de Novo Airão

O líder do governo na Assembleia, deputado Sinésio Campos (PT) denunciou nesta segunda-feira, 20, que o município de Novo Airão (distante 175 quilômetros de Manaus) está com mais de 60% do sistema de iluminação pública afetado pela falta de lâmpadas, suporte de ferro e bocais nos postes de energia.

Sexta,17, o parlamentar esteve naquela cidade e acompanhado da prefeita Lindinalva Ferreira (PT), percorreu as principais vias que estão às escuras.

Segundo Sinésio, durante reunião na sede da prefeitura com a prefeita e vereadores da cidade, o gerente da Amazonas Energia em Novo Airão, Vinícius Guimarães, informou que na sede do município estão instalados mais de 900 postes e, que em mais de 530, lâmpadas, suporte de ferro e bocais não funcionam deixando as ruas e avenidas sem iluminação pública, em bairros como o Centro, Nossa Senhora Auxiliadora e Novo Horizonte.

Guimarães informou, também, que a iluminação pública não é municipalizada, mas que a prefeitura paga mensalmente R$ 5 mil de taxa para a Amazonas Energia, referentes a reparos na rede elétrica, mas a companhia não tem como comprar os materiais necessários. O representante da companhia disse que atualmente conta com apenas dois eletricistas e dez funcionários para atender as mais de 3,5 mil residências, um número considerado por ele insuficiente para a demanda da sede e das comunidades rurais.

Para o deputado petista, a Amazonas Energia comete dois descasos com a população de Novo Airão. O primeiro, é de cobrar da prefeitura R$ 5 mil pela iluminação pública que não está a contento e o segundo é não oferecer um serviço de qualidade. “A falta de iluminação está causando um problema sério para a segurança e deixando famílias inteiras às escuras e com medo. Isso é um absurdo por parte da companhia”, criticou.

A prefeita Lindinalva Ferreira disse que o projeto de municipalização da iluminação pública está sendo analisado pela Câmara de Vereadores e que até o próximo ano deverá ser votado. O vereador Kleber Bichara e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, informou que a falta de iluminação na cidade será tema de audiência pública marcada para o dia 3 de junho, quando pretende reunir a população, empresários e autoridades para discutir o assunto.

O deputado Sinésio Campos afirmou que vai encaminhar requerimento à Mesa Diretora da Assembleia solicitando da Amazonas Energia a imediata intervenção no sistema de energia de Novo Airão. “Estaremos pedindo por meio da Assembleia que o problema seja resolvido de imediato. A população de Novo Airão não tem que passar por essa situação e vamos exigir da companhia respeito aos usuários”, afirmou o parlamentar.

(Ascom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.