Símbolo da história e do turismo carioca Hotel Nacional vai reabrir

O belo, luxuoso e histórico Hotel Nacional, vai reabrir este mes
O belo, luxuoso e histórico Hotel Nacional, vai reabrir este mês

Rio – Em fase final de reforma, o Hotel Nacional já tem data para reabrir as suas portas ao público e já está aceitando reservas. A previsão é de que a unidade, administrada pela rede Meliá, seja inaugurada no próximo dia 15 de dezembro.

Rebatizado de Gran Meliá Nacional Rio de Janeiro, em referência à cadeia espanhola que ficará responsável por sua operação, o empreendimento terá também atrações para moradores da cidade.

O processo de revitalização também tem sido alvo de críticas de parte dos vizinhos, que questionam a previsão de construção de duas torres residenciais anexas ao centro de convenções. O Ministério Público chegou a ser acionado, e a obra ainda não foi autorizada pela prefeitura.

Para honrar o prazo, 1.200 operários trabalham no retrofit do prédio, que, por ser tombado, precisa manter as características originais. O custo total da renovação, incluindo o lance do leilão, é de R$ 430 milhões.

Um pouco do Hotel nacional

“O Hotel Nacional  foi projetado por Niemeyer, com paisagismo de Burle Max, para se integrar com o bairro. Este prédio, como foi projetado, não se encaixaria em nenhum outro local do mundo.

O hotel é é cilíndrico para que os olhos o atravessem e o vejam diante dos morros como parte da paisagem.

Os cálculos arquitetônicos foram feitos pensando na linha do horizonte, de modo que de qualquer parte da recepção fosse possível ver o mar à meia distância entre o piso e o teto. Tudo isso que o Niemeyer pensou está sendo mantido, mas estamos colocando materiais novos e modernos”, explicou o arquiteto responsável pela reforma, Marcos Leite Bastos.

O vice-presidente da Meliá para o Brasil, Rui Manoel Oliveira, revela que, quando estiver pronto, o hotel terá 413 quartos com vista para a Praia de São Conrado, a Rocinha e a Pedra da Gávea. Existem diversas classificações, e o preço médio de uma diária é de R$ 1.200.

Amazonianarede-Jornal do Turismo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.