
A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), por meio do Sine Amazonas, vai ampliar seu banco de dados com mão de obra qualificada vinda das Forças Armadas. A secretaria já tem entendimentos operacionais com o Comando Militar da Amazônia (CMA) e vai receber, a partir da próxima segunda-feira (9), um contingente de mais de 600 egressos da corporação, que irão fazer o cadastro para emprego no posto central do Sine Amazonas, assim como a emissão da Carteira de Trabalho.
Os detalhes da operacionalização desta ação inédita foram acertados durante reunião esta semana entre o assessor de relações institucionais do CMA, general Franklimberg Ribeiro de Freitas, e o chefe do Departamento de Promoção ao Trabalho da Setrab, Arilson Vieira. Na ocasião ficou acertado que o CMA irá realizar uma triagem em suas unidades e enviar uma lista diária de interessados ao posto central do SINE Amazonas a partir do dia 9, o que se estenderá por 31 dias úteis. O atendimento especial terá início sempre às 11h, para que não conflite com os dos demais trabalhadores.
O general Franklimberg explicou que o Exército possui o Projeto Soldado Cidadão, que tem a missão de qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o serviço militar complementando sua formação e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas. Entre as áreas de qualificação disponibilizadas aos recrutas estão mecânica, informática, vigilância, eletricidade, transportes, entre outras.
É com grande satisfação que fazemos esse acerto com a Secretaria de Estado do Trabalho e colocamos à disposição nossos reservistas por meio dessa ligação direta com o Sine Amazonas, oferecendo a eles mais essa oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, enfatizou o general.
Nós trabalhamos para atender as necessidades dos empregadores, promovendo o melhor direcionamento dos trabalhadores que nos procuram para cadastro no nosso sistema. Com certeza esses egressos das Forças Armadas virão para somar nesse sentido, afirmou o secretário da Setrab, Breno Ortiz. O secretário lembrou que já um compromisso com a Aeronáutica para a realização desse mesmo cadastro, assim como a Marinha será contatada futuramente pela Setrab.
Amaznianarde