
Amazonas – A crise econômica brasileira, está atingindo em cheio o setor de serviços no Amazonas, que no mês de fevereiro, de acordo com levantamentos registrou uma redução superior a 18% comparação com igual mês do ano passado, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador colocou o estado na segunda pior colocação do país, atrás apenas do Amapá (18,7%).
“Foi a décima quinta queda seguida do índice amazonense, refletindo que a atividade não passa por um bom momento”, informou o Instituto. O volume do setor de serviços do país recuou 4%.
No acumulado do ano, somente nos dois primeiros meses de 2016 alcançou 16,1% que também é a segunda pior colocação nacional. Já nos últimos 12 meses o cumulado passou para -11,3%.
A receita nominal dos serviços atingiu queda de 15,1% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2015. O acumulado no ano foi 13,1% menor. O acumulado dos últimos doze meses chegou a menos 7,5%.
O IBGE informou que “a atividade de serviços tem apresentado sucessivas quedas mensais nos últimos meses agravadas principalmente pelo momento econômicos por que passa o Amazonas”.
Amanianarede-IBGE