Sétimo debate entre ‘reitoráveis’ da Ufam nesta segunda (25) marca fim da campanha

Amazonianarede – Adua

Manaus – Ocorre nesta segunda-feira (25), às 18h, o sétimo e último debate público entre os candidatos à reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Na disputa pelo cargo de reitor da instituição, gestão 2013/2017, a reitora licenciada Márcia Perales, o diretor licenciado da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Sylvio Puga, e o professor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Henrique Pereira. O evento será realizado no Auditório Eulálio Chaves, localizado no Setor Sul do Campus Universitário (antigo Mini- Campus).

O encontro entre os ‘reitoráveis’ marca o fim do período de campanha na Ufam e é a última oportunidade que as chapas têm para tentar convencer os indecisos, entre os quase 35 mil eleitores aptos a votar na próxima quarta-feira (27). Nesse contingente estão 30.540 estudantes, 2.260 técnicos e 2.151 docentes, conforme dados apurados pela Comissão Central de Consulta (CCC), junto ao Departamento de Pessoal da Ufam e às Pró-Reitorias de Ensino e Graduação (Proeg) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).

O debate desta segunda retorna à sede da Ufam depois de ter passado por todas as unidades acadêmicas da instituição no interior. Na última sexta-feira (22), o encontro foi realizado em Benjamin Constant. Antes do município, a série de debate já havia ocorrido em Itacoatiara (27/02), Parintins (01º/03), Coari (08/03) e Humaitá (15/03). A abertura da campanha foi no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no dia 26 de fevereiro.

Durante cada encontro, a comunidade universitária, formada por professores, técnicos administrativos em educação e estudantes, teve a chance de conhecer as propostas das chapas presentes na disputa. “Essa etapa do processo é fundamental para a democracia e para a transparência da consulta. É nesse momento que os três segmentos têm a oportunidade de ter mais esclarecimentos sobre como essas chapas planejam atuar em prol da universidade”, afirmou a presidente da CCC, Ana Cristina Belarmino.

Todos os debates realizados com os reitoráveis obedecem as regras norteadoras definidas, em reunião com os na época pré-candidatos ao cargo de reitor e vice-reitor da Ufam, ocorrida no dia 20 de fevereiro. Os debates têm duração máxima de duas horas e são divididos em quatro blocos: apresentação, perguntas entre candidatos, perguntas do plenário e considerações finais.

No bloco inicial, cabe aos candidatos, mediante sorteio para definição da ordem de apresentação, expor, em dez minutos, suas ideias e pontos programáticos. Concluída essa fase, cada candidato tem direito a fazer uma pergunta a um dos concorrentes, o qual tem três minutos para responder. A ambos é concedido o direito de manifestação posterior.

Na terceira etapa do debate é a vez dos participantes inquirirem as chapas, totalizando 12 perguntas, distribuídas em igual quantidade entre os candidatos. A ordem de respostas também é definida mediante sorteio. Ao término do procedimento, um novo sorteio baliza a ordem das considerações finais dos concorrentes. Caso ultrapassem os cinco minutos estipulados pela CCC, cabe ao mediador interromper o participante.

Texto: Divulgação ADUA

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.