Serie Guaraná, viaja hoje por 9 países com sucessos no Teatro Amazonas

Hoje tem viagem musical no Teatro Amazonas, com a Série Guaraná

 

Hoje tem viagem musical no Teatro Amazonas, com a Série Guaraná
Hoje tem viagem musical no Teatro Amazonas, com a Série Guaraná

Manaus, AM –  – Em comemoração aos 120 anos do Teatro Amazonas, no Centro Histórico de Manaus, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, apresenta ao público, nesta quinta-feira (31), às 20h, mais uma noite da XIII edição da Série Guaraná, que há 13 anos reúne, num repertório eclético, o melhor da música clássica brasileira e universal.

As obras apresentadas nesta quinta-feira, em “Sucessos Orquestrais 2”, foram especialmente selecionadas pelo maestro Otávio Simões e estão entre as maiores e mais amadas peças do repertório orquestral de todos os tempos, sob a execução da Orquestra Amazonas Filarmônica.

A seleção de clássicos brilhantes proporcionará uma viagem pelo mundo, passando por nove países: Áustria, Veneza, Morávia, Cáucaso, Rússia, França, Espanha, Estados Unidos e México.

No repertório, serão executadas as obras, ‘O Danúbio Azul’, uma valsa de 1866, composta pelo alemão Johann Strauss II, em alusão ao rio Danúbio, o segundo mais longo da Europa; ‘Danças das Horas’, de 1876, da ópera ‘La Gioconda’, de Amilcare Ponchielli.

Uma curiosidade sobre esta ópera é que, em 1896, foi a grande peça responsável por inaugurar o Teatro Amazonas e, mais de cem anos mais tarde, no ano de 2000, foi imortalizada num dos maiores sucessos de animação do mundo, no filme Fantasia, da Disney.

A viagem musical será por nove países
A viagem musical será por nove países

Fazendo um contraste com estas e outras peças que são leves e, por vezes, animadas, também será executada a ‘Dança Macabra’, de 1874, escrita por Camille Saint-Saëns. Esta peça foi inspirada num poema de mesmo, de Henri Cazalis, que fala sobre uma antiga superstição francesa de que, à meia-noite da noite de Halloween, a morte chama os mortos para dançar com ela, nos trazendo uma reflexão sobre a efemeridade da vida.

“O concerto é uma oportunidade para que o público possa se aventurar em uma viagem sinfônica, por nove regiões do planeta, repetindo o êxito da primeira edição de ‘Sucessos Orquestrais’,  realizada em setembro do ano passado, declarou o maestro Otávio Simões.

A Série Guaraná 2016 tem uma programação que se estenderá até o final do ano e com muitas surpresas pela frente. Fique acompanhando mais novidades por meio de nossa fanpage no Facebok e pelo Portal da Cultura.

Amaonianarede-Secom

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.