Semsa vai inserir 160 alunos do Bolsa Universidade nos serviços de saúde

01-08semsaManaus – A partir da próxima segunda-feira, dia 04, 160 alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Universidade, da Prefeitura de Manaus, serão integrados aos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), especificamente para atuar nos setores de Assistência Farmacêutica e de Apoio e Diagnóstico, compatibilizando as demandas do serviço com as do ensino.
O secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão, explica que os 160 alunos são dos cursos de enfermagem, química, serviço social e psicologia. O grupo irá colaborar no acolhimento da população em 24 Farmácias Gratuitas, instaladas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e nos quatro Laboratórios Distritais das zonas Norte, Leste, Oeste e Sul.

“Os alunos estarão atuando na orientação dos usuários de saúde, tirando dúvidas e contribuindo para a melhoria na qualidade do atendimento nos serviços prestados. É uma grande contribuição por meio do Programa Bolsa Universidade, um instrumento de capacitação e de evolução pessoal e profissional dos estudantes, que provavelmente irão contribuir no futuro como profissionais no serviço público”, declarou Homero Miranda Leão.

A farmacêutica Mie Muroya Guimarães, uma das coordenadoras do projeto, explica que os alunos já participaram de uma introdução aos serviços de Assistência Farmacêutica e de Apoio e Diagnóstico, em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal, sobre a atuação nos serviços de forma multidisciplinar nas Unidades de Saúde.

Nesta quinta-feira, dia 31, a Semsa promoveu o acolhimento dos 160 alunos do Bolsa Universidade em cerimônia no auditório Paulo Freire, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, promovendo a integração com os gestores das Unidades de Saúde.
De acordo com Mie Guimarães, os alunos terão uma carga horária de oito, 12 ou 16 horas semanais, por um período de seis meses, dependendo do valor da bolsa que recebem do programa.

Para a estudante de psicologia da Universidade Nilton Lins, Elizana Correa da Cruz, de 35 anos, que vai atuar na UBS Amazonas Palhano, na zona Leste, a participação dos estudantes no serviço público vai contribuir para a vida profissional no futuro, como forma de experiência. “É uma forma também de oferecer um retorno para a população do valor da bolsa que recebemos da prefeitura, e também de ajudar as pessoas que procuram os serviços de saúde”, afirmou Elizana Cruz.

Serviços – A rede de laboratórios públicos de apoio diagnóstico em patologia clínica da Semsa é composta por quatro Laboratórios Distritais, onde são ofertados 98 tipos de exames à população. O acesso a esse serviço é através dos 80 Postos de Coleta distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas. Mensalmente são realizados cerca de 300 mil exames.

Atualmente, a Semsa disponibiliza 144 itens da farmácia gratuita aos pacientes provenientes dos serviços público e privado. O município conta hoje com 30 Farmácias Gratuitas.

Foto: Assessoria de Comunicação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.