Semmas multa Centro Educacional por rompimento na estação de esgoto

A Semmas aguarda as explicaçoes sobre a occorrencia

 

A Semmas aguarda as explicaçoes sobre a occorrencia
A Semmas aguarda as explicações sobre a ocorrência

Manaus, AM – A Secretaria Municipal de meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) multou na manhã desta segunda-feira (18) a Associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas .A Secretaria Municipal de meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) multou na manhã desta segunda-feira (18) a Associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas, entidade mantenedora do Centro Educacional Adalberto Valle, em 400 Unidades Fiscais do Município (UFM’s). O acidente, ocorreu o inicio da noite de sábado.

O rompimento da estação de esgoto,s foi muito prejudicial aos vizinhos, que ficaram incomodados com o forte odor, que a área foi invadida, chegando da provocar   mal estar  em varias pessoas. O acidente , também provocou a derrubada do condomínio residencial Mundi  e  ferimentos em algumas pessoas.

O valor, correspondente a R$ 37.188, foi anunciado logo após perícia técnica na estação de tratamento de esgoto da instituição de ensino, localizada na avenida Via Láctea, Morada do Sol, na Zona Centro-Sul de Manaus que se rompeu no último sábado (16), atingindo a área de lazer de um condomínio de luxo.

De acordo com a Semmas, a escola foi enquadrada no Artigo 138, inciso 28, da Lei 605/2001 do código ambiental de Manaus, que considera infração muito grave provocar ocasionalmente poluição ou degradação de elevado impacto ambiental, que apresente iminente risco para a saúde pública e ao meio ambiente. A direção da escola terá um prazo de 20 dias para impetrar defesa recursal junto à Semmas.

Esclarecimento

A direção do Adalberto Valle também foi notificada pela secretaria a comparecer à sede da secretaria num prazo de 48 horas a fim de prestar esclarecimentos sobre as medidas corretivas a serem adotadas quanto à destinação dos efluentes líquidos e sólidos gerados no empreendimento.

A fiscalização do órgão esteve no local logo que tomou conhecimento acerca do rompimento, no sábado, e depois no domingo (17). Os fiscais realizaram uma vistoria preliminar, mas não tiveram acesso à escola,  que se encontrava fechada.

A equipe retornou na manhã desta segunda-feira para a tomada das medidas cabíveis em virtude dos danos causados. Entre as providências a serem tomadas pela direção da escola, está a retirada do lodo acumulado nos locais afetados.

Em nota, divulgada na tarde de ontem (17), a escola anunciou que as aulas reiniciariam normalmente hoje e que “as causas do sinistro seriam apuradas da forma mais rápida possível, para que a situação seja elucidada”.

Amazonianarede-Assessoria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.