Semmas considera lei um avanço para a política de arborização urbana da cidade

Manaus – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) vai dar início ao processo de regulamentação da lei 1.730, sancionada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que obriga todas as concessionárias e lojas de veículos a realizar o plantio de uma muda de árvore para cada carro zero quilômetro vendido.

A secretária Kátia Schweickardt considera a legislação um avanço, uma vez que vai colaborar com a gestão ambiental do município, no tocante à arborização urbana.

De acordo com a secretária, é preciso agora definir os parâmetros para a aplicabilidade da lei, uma vez que será necessário identificar todos os estabelecimentos, definir os critérios para o controle e fiscalização da atividade de revenda dos mesmos e os padrões para a entrega das mudas. “Os automóveis são considerados fontes emissoras de dióxido de Carbono, também conhecido como gás carbônico, e representam um dos responsáveis pelo efeito estufa, e a medida é uma forma de compensação ambiental”, explica a secretária.

Kátia Schweickardt lembrou que além de reduzir os efeitos da emissão dos gases (CO2), o plantio de mudas de árvores pelas concessionárias vai permitir um reforço expressivo no plantio de mudas de árvores em cumprimento ao Plano Diretor de Arborizaçao Urbana. “Resta agora regulamentar a lei para esclarecer de que forma será aplicada, cabendo à Semmas definir a espécie e o tamanho das mudas, como também a forma de manutenção das áreas onde serão plantadas”, afirmou. O prazo para a regulamentação é de 90 dias, a contar da data de publicação da Lei (15/05).

Foto: Tácio Melo / Semcom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.