Semmas colhe contribuições a revisão do Plano de Gestão da RDS do Tupé

Semmas colhe contribuições a revisão do Plano de Gestão da RDS do Tupé

Manaus, AM – O processo de revisão do Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, gerida pela Prefeitura de Manaus, venceu mais uma etapa nesta quarta-feira, 12/4, com a realização de uma consulta presencial reunindo comunitários e representantes de instituições governamentais e não-governamentais para apresentação da versão preliminar do documento.

A reunião serviu também para a coleta de contribuições para garantir a participação social na efetiva construção do plano. O trabalho, realizado pela Terra Consultoria Ambiental, por meio de contrato licitatório, consistiu na realização de diagnóstico socioambiental e construção do planejamento de ações através de programas de gestão de forma participativa.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson Oliveira Júnior, o processo de revisão do plano de gestão é uma ferramenta que permitirá à Semmas e às comunidades da região estabelecerem os nortes de planejamentos adequados para a gestão do território visando a melhoria dos serviços ambientais da reserva e os avanços sociais aos moradores.

“A potencialização do turismo de base comunitária, a melhoria da organização das comunidades e do monitoramento e controle do uso dos recursos naturais são exemplos dos benefícios que todo esse trabalho trará para aquela região”, afirmou o secretário Antonio Nelson.

No próximo dia 17/04, a câmara técnica de revisão do Plano de Gestão do Conselho Deliberativo da RDS do Tupé, se reunirá para avaliar todo o trabalho desenvolvido, além das contribuições obtidas por meio das consultas públicas realizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Desde o dia 23/3, o órgão disponibilizou um link no site semmas.manaus.am.gov.br para que os interessados possam contribuir com sugestões. Segundo o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, o documento final será avaliado e aprovado no dia 19/4, durante reunião do Conselho Deliberativo da RDS do Tupé.

Amazonianarede-Semcom

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.