Sema e Ipaam recebem visita de alunas do curso de Engenharia Ambiental da UFMG

Sema e Ipaam recebem visita de alunas do curso de Engenharia Ambiental da UFMG

O objetivo da visita é ampliar conhecimento técnico e científico das alunas sobre a Amazônia para subsidiar a criação de um link dos portais da Sema e do Ipaam dentro do site da universidade mineira

 Manaus, AM – A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Preservação Ambiental do Amazonas (Ipaam) receberam, nesta segunda-feira (26/02), a visita de um grupo de cinco estudantes do 4ª período do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O grupo permanecerá em Manaus até quinta-feira (1º de março), conhecendo as principais ferramentas desenvolvidas pelo Governo do Estado no trabalho de prevenção e combate a crimes ambientais nos 62 municípios amazonenses.

De acordo com o professor da UFMG, José Marcos, o objetivo da visita é ampliar conhecimento técnico e científico das alunas sobre a Amazônia, no aspecto ambiental, para subsidiar o projeto de criação de um link dos portais da Sema e do Ipaam dentro do site da universidade mineira. “A nossa vinda para conhecer os órgãos é muito importante, pois aqui há técnicos especializados que podem nos informar com propriedade sobre as Políticas Públicas do Meio Ambiente desenvolvidas no Amazonas”, afirmou o coordenador.

O professor explicou que o projeto consiste na criação de um link dentro do site da UFMG, sobre as questões do bioma amazônico, com foco principal na Amazônia, como por exemplo, fiscalização e monitoramento de queimadas e crimes ambientais, mostrando a importância do Amazonas e seus desafios sustentáveis ao Brasil.

 Ações desenvolvidas

 As universitárias foram recebidas pelo secretário executivo de Gestão Ambiental da Sema, Adilson Cordeiro, que mostrou as alunas mineiras as principais ações desenvolvidas pelo Governo do Amazonas no trabalho de preservação do meio ambiente nas atividades de fauna, flora e recursos hídricos. “É muito bom saber que outros estados, como Minas Gerais, têm o Amazonas como pauta nas universidades. E o projeto do link mostra que precisamos levar mais conhecimento sobre o potencial do Estado a outros estados”, disse.

O grupo de alunas visitou todas as gerências dos dois órgãos, como Geoprocessamento (Gegp), Resíduos Sólidos (Gers), Fiscalização Ambiental (Gefa), Diretoria Técnica (DT), Fauna (Gefau), Licenciamento Industrial (Geli) e Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (Demuc).

 Crescimento profissional

 A aluna Mariane Menezes relatou que, quando iniciaram o projeto, não imaginavam que poderiam vivenciar esse momento de grande conhecimento. “Todas as nossas expectativas foram supridas, trazendo um crescimento tanto profissional, quanto pessoal”, disse a estudante.

Além da visita nos dois órgãos, as alunas visitarão o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O grupo mineiro deve retornar a Belo Horizonte nesta quinta-feira (1º de março).

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.