Sem previsão de abertura, Viracopos acumula 400 voos cancelados

Campinas, SP – O aeroporto de Viracopos, em Campinas (a 95 km de São Paulo), permanecia fechado por volta das 11h35 desta segunda-feira (15). De acordo com a Infraero, das 20h de sábado (13) às 11h de hoje, 400 voos foram cancelados –192 partidas e 208 chegadas.

A única pista do aeroporto está interditada desde a noite de sábado (13), depois que um avião de carga da Centurion Cargo, que vinha de Miami, ficou parado no meio da pista por ter furado um pneu na hora do pouso. Até as 11h35, ainda não havia previsão de liberação da pista.
O impacto do pouso forçado da aeronave provocou uma ranhura superficial na pista. Segundo a Infraero, a recuperação da pista foi finalizada ontem.
De acordo com a Infraero, que havia estimado a reabertura do aeroporto para as 20h de ontem (14), a empresa contratada pela Centurion para rebocar a aeronave da pista ainda não havia terminado o procedimento, que é considerado delicado.
A Azul, que opera 85% dos voos em Viracopos, cancelou todos os voos programados até as 15h. De acordo com a companhia aérea, das 20h de sábado (13) às 15h de hoje, 450 chegadas e partidas foram canceladas. O número de passageiros prejudicados não foi divulgado.
Segundo a assessoria de imprensa da Azul, voos de outras companhias que operam nos aeroportos de Guarulhos e de Congonhas eram utilizados para atender aos passageiros.
A Azul também ampliou o serviço de ônibus entre São Paulo e Campinas, já que parte dos passageiros preferiu reembolso para negociar diretamente com outras companhias. Outros irão remarcar a viagem para o meio da semana.
A Gol informou que somente dois voos previstos para hoje foram cancelados. As aeronaves que deveriam pousar em Viracopos estão sendo redirecionadas para os aeroportos de Congonhas, na zona sul da capital paulista, e Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).
De acordo com a assessoria de imprensa da companhia aérea, não será cobrada nenhuma taxa dos clientes de voos que foram afetados e que desejam cancelar ou remarcar suas viagens.
Até domingo (14), cinco voos da TAM foram cancelados. A empresa ainda não divulgou o balanço com número de chegadas e partidas afetadas nesta segunda-feira.
A expectativa é que a operação de Viracopos seja regularizada ao longo desta segunda-feira. Por isso, as empresas estão orientando os passageiros a checarem a situação de seu voo antes de ir ao aeroporto.
Além de Azul, Gol e da TAM, também operam em Viracopos as companhias TAP e Trip.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mobilizou uma equipe de 15 pessoas para acompanhar a situação e fiscalizar a prestação de assistência aos passageiros.
Pelas normas da agência, em caso de cancelamento de voo, é dever da empresa informar aos passageiros e prestar assistência àqueles que comparecerem no embarque.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.