Segurança e apoio na Ponta Negra terão mais de 1.450 pessoas na Virada do Ano

(Foto: Divulgação)

Em 2013, praia não teve nenhum registro de incidente grave, após a proibição de banho no rio depois de 17h.

O Complexo Turístico da Ponta Negra terá uma estrutura de segurança, apoio e logística de secretarias municipais, com apoio do Governo do Estado, composta por mais de 1.450 pessoas em ação durante o dia 31 de dezembro, para a tradicional virada do ano na praia. A festa de Réveillon deste ano terá esquema especial de segurança, com 676 homens da Polícia Militar, incluindo cavalaria e equipamentos como lancha e aeronave; 226 integrantes do Corpo de Bombeiros; 100 guardas municipais, 250 da Limpeza Pública (Semulsp), entre outros reforços do Manaustrans/SMTU, secretarias de Saúde (Semsa) e Feiras e Mercados (Sempab), Manauscult, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e outros órgãos da PMM e do Governo.

As equipes estarão atuando em pontos estratégicos da Ponta Negra, além do calçadão, próximo às fontes luminosas, pontos de ônibus, e também acompanhando os fiscais de diversas secretarias, desde o controle do comércio informal até a manutenção das regras e proibições definidas para a praia, como a do banho no rio após às 17h.

Neste dia 31, os bombeiros estarão com três equipes no parque. Sessenta e seis homens permanecerão na praia de 8h às 18h, com o apoio de três jet-skys e lancha, com salva-vidas na faixa de areia. De 17h às 22h, 75 bombeiros estarão no calçadão para prevenção e suporte à estrutura de segurança, e 85 membros da corporação vão ficar de 22h até o final da festa, dando suporte, inclusive, à queima de fogos do Ano Novo e na fiscalização de barcos próximos à praia. Lembrando que a partir das 17h é proibido o banho no rio e não haverá salva-vidas após esse horário.

Entre as proibições para as festas de Réveillon, determinadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, via decreto-lei, não será permitida a comercialização de bebidas em recipientes de vidro, alimentos vendidos em espetos, fogos de artifício, e materiais contundentes e perfurocortantes. Serão procurados itens considerados perigosos, como armas de fogo, guarda-chuva com haste metálica, tubo de bandeira, tubo em aerossol, dardos, martelos, seringas, agulhas, extintores, megafones e capacetes. O público passará por uma revista ao entrar no perímetro delimitado pela Prefeitura.

HORÁRIO NA PRAIA

Em 2013, com o Corpo Permanente em ação na Ponta Negra, não houve nenhum registro de incidente grave, de afogamento ou falecimento nas águas do balneário, segundo dados do Corpo de Bombeiros, o que revela que a fórmula encontrada é eficiente para manter o bom uso da praia e a salvaguarda dos banhistas. Os bombeiros delimitam áreas de banho com boias, deixando margens de segurança para a população.

Até às 17h, o balneário tem a estrutura do Corpo Permanente de Segurança, definido inclusive em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público no início do ano, que mantém no local salva-vidas, bombeiros e equipes de atendimento à saúde, de plantão. Depois desse horário, para a própria segurança do usuário, é proibido entrar no rio. E entrar na água à noite é uma pratica arriscada, que consta dos principais manuais de segurança de praias do País. As regras estão previstas no regulamento e nas normas de uso do Complexo Turístico Ponta Negra.

As medidas visam o bem estar coletivo, segundo o presidente do Implurb, Roberto Moita, e para melhorar o funcionamento do parque, mantendo tranquilidade, conforto e segurança na faixa de areia, evitando o uso inadequado do ambiente. “É preciso entender que a praia e o parque são patrimônios públicos e precisam da conservação da população, que também pode ajudar sendo fiscal. O ordenamento de praias é comum em outros Estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, com regras e horários definidos para funcionamento”, disse o presidente. Em razão das condições de baixa visibilidade no rio Negro, o próprio Corpo de Bombeiros não recomenda a entrada nas suas águas escuras à noite.

TRANSPORTE COLETIVO

Para a festa de Réveillon na Ponta Negra, promovida pela Prefeitura, haverá esquema especial para o transporte coletivo, que incluí a operação de linhas especiais e reforço de frota de linhas normais. No total, 16 rotas com 185 ônibus deverão atender à população que terá transporte de ida e volta garantido durante toda a madrugada do dia primeiro de janeiro de 2014. Nos terminais de integração haverá opções de linhas com destino ao local da festa. A partir de 17h, os ônibus de linha urbana não circularão no perímetro próximo à praia.

O embarque e desembarque de passageiros será feito na Avenida Coronel Teixeira a partir da Avenida do Turismo em pontos de parada sinalizados.

É PROIBIDO

As barreiras de contenção que existem nos acessos à praia da Ponta Negra visam coibir a entrada de animais na areia, mesmos os de estimação, e comida, para evitar contaminação da areia; de garrafas ou objetos de vidro; de material perfurocortante, como facas, mesmo de cozinha; o uso de pipas; e o banho após às 17h.

Não é permitida a venda de bebidas por ambulantes na praia, conforme determina a legislação, e as bebidas alcoólicas só poderão ser comercializadas em pontos fixos. Em caso de dúvida ou em qualquer situação de risco, é recomendado que se procure os colaboradores do Implurb, guardas municipais, PMs ou salva-vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.