Seduc instrui alunos inscritos no Enem a acessarem cartão de confirmação via internet

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de suas escolas, está instruindo os estudantes finalistas do ensino médio e demais inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a acessarem o portal do Ministério da Educação (MEC) para imprimir seus cartões de confirmação.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, está realizando visitas técnicas às escolas públicas estaduais e fornecendo orientações aos estudantes inscritos no Enem. Segundo ele, o acesso via internet garantirá às pessoas inscritas as informações individuais necessárias para a participação no exame e é uma medida de precaução uma vez que o impasse ocasionado pela greve dos Correios prejudicou o envio de alguns cartões como estabelecido em edital.

“Estamos, por meio de nossas escolas, orientando os estudantes a observarem os prazos e acessar os cartões de confirmação via internet para evitar possíveis transtornos”, citou o secretário.

O acesso aos cartões pode ser obtido no endereço eletrônico www.mec.gov.br  ou diretamente no link:http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/

O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro e o MEC registrou em todo o país 7,1 milhões de inscrições. No Amazonas, 155.438 mil candidatos participarão das provas.

O exame é adotado como forma de ingresso nas principais instituições de ensino superior do país, incluindo as universidades federais e também é um dos requisitos para os estudantes concorrerem a incentivos do Programa Universidade para Todos (ProUni) que concede bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação.

Instruções- Para imprimir o cartão de confirmação via internet, o candidato deve acessar endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/, clicar em “Locais de Prova” e preencher os campos “CPF” e “Senha”.

No cartão de confirmação da inscrição estão contidas as seguintes informações: número da inscrição; data, hora e local onde serão realizadas as provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico; opção de língua estrangeira e solicitação de certificação do ensino médio.

De acordo com informações do portal do MEC os candidatos que não receberem seus cartões por meio dos Correios (cuja data limite de envio é 18 de outubro) ou que por algum motivo não conseguirem acessar e imprimir via internet deverá entrar em contato com o atendimento ao participante, por meio do telefone 0800-616161.

Segundo o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, professor Edson Melo, é importante que o candidato verifique com antecedência seu local de prova e fique atento aos horários do Exame.

“O candidato deve ter muita atenção ao horário da prova, porque em seu cartão de confirmação o exame está marcado no horário de Brasília. Além disso, alguns candidatos esquecem que o horário de verão começará no dia 20 de outubro, portanto a diferença de horário nos dois dias de exame será de duas horas. Também é importante que o candidato conheça a escola onde fará a prova antecipadamente para evitar futuros transtornos”, disse.

No Amazonas os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 10 horas e fechados às 11 horas da manhã (horário local). Os participantes que comparecerem aos locais de prova fora do horário estabelecido pela comissão organizadora, será impedido de realizar o exame.

Enem 2013 – O exame é composto por provas objetivas, abrangendo 180 questões. No dia 26 de outubro serão aplicadas as provas das seguintes matrizes: “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. Neste dia, a prova terá a duração de 4h30 horas.

No dia 27 de outubro, serão aplicadas as provas das matrizes: “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Matemática e suas Tecnologias” e Redação. Neste segundo dia o candidato disporá de 5h30 para a conclusão da prova.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.