Manaus – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), concluiu a etapa de formação dos profissionais que atuarão na edição de 2012 do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam). Criado pela Seduc, o sistema permite a avaliação do desempenho individual e coletivo dos estudantes, oferecendo subsídios para uma gestão de qualidade na educação básica.
Neste ano, as provas serão aplicadas entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro, abrangendo 276.617 estudantes da rede pública estadual em todos os 62 municípios do Amazonas. Para os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental (e EJA) serão aplicadas avaliações de Leitura (Língua Portuguesa) e Matemática e para os do 1º e 3º ano do Ensino Médio serão aplicadas provas nos moldes da avaliação do Enem, nas quais serão abordadas as matrizes: ‘Linguagens, Códigos e suas Tecnologias’, ‘Matemática e suas Tecnologias’, ‘Ciências da Natureza e suas Tecnologias’ e ‘Ciências Humanas e suas Tecnologias’.
Para assegurar o sucesso da aplicação das provas em todo o Amazonas, a Seduc capacitou na última semana os supervisores e multiplicadores que serão responsáveis pela condução do Sadeam em todas 62 localidades do Estado. Durante a formação os técnicos receberam instruções metodológicas e materiais didáticos instrutivos referentes à organização e aplicação das provas.
Presente na capacitação, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, ressaltou que o Sadeam é um instrumento avaliativo de suma importância para a garantia da qualidade do ensino público no Amazonas e que vem se consolidando a cada ano. “A avaliação é consistente e permite a elaboração de um diagnóstico da educação estadual. De porte deste diagnóstico a Seduc intervém nas áreas onde precisa avançar e planeja sistematicamente suas ações na busca pela qualidade do ensino”, informou o secretário.
Segundo Rossieli Silva, o Governo do Estado, por meio da Seduc, aplica o Sadeam anualmente e a cada período se consolida mais. “Em 2008, no ano de sua criação, o sistema avaliou 23.014 alunos; em 2009, 57.192; em 2010, 77.376 e no passado 124.076. Agora em 2012 avaliaremos 276.617 alunos, tendo uma amostragem cada vez mais real de nosso sistema de educação”, citou.
Neste ano, o Sadeam é aplicado pela Seduc em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).