Secretário da Semed anuncia construção de quatro escolas na zona Leste de Manaus

23-05betoManaus – O secretário Municipal de Educação, Humberto Michiles, anunciou, na manhã desta sexta-feira, 23, a construção de quatro novas unidades de ensino na zona Leste, com as obras previstas para iniciar até o fim do ano. O anúncio foi feito durante uma reunião, com gestores da Divisão Distrital Zonal da Zona Leste 1 (DDZ 5). O encontro aconteceu na Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, localizada na rua Xiborena, bairro São José 1.

“Nós já definimos os terrenos. Inicialmente, vamos começar com essas quatro unidades, pois precisamos criar mais escolas do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano). Temos muitas escolas do fundamental 1 (1º ao 5º ano), mas se o aluno terminar as primeira séries e não tiver escolas próximas para continuar os estudos, ele acaba indo para outro bairro e acaba se tornando um candidato a evasão escolar”, explicou Michiles.

De acordo com o secretário, a previsão é que as obras iniciem no segundo semestre deste ano. “São escolas com novo padrão, com todas as dependências necessárias, além de salas de aula de acordo com o novo projeto. São certamente escolas que vão fazer a diferença em termo de comodidade, propiciando uma melhoria da qualidade de educação”, completou.

A mudança da rede de internet nas escolas, que agora será por meio de rádio e um software, para melhorar o processo de demandas das escolas para a Semed, também foi apresentado aos educadores. Além disso, melhorias educacionais e problemas de infraestrutura de cada unidade também estiveram em pauta.

Melhorias

Durante a reunião, o subsecretário de Administração e Finanças, Luiz Fabian Barbosa, explicou as mudanças salariais, de acordo com a lei nº 149/2014, aprovada na última quarta-feira, 21. “Além do reajuste de 10%, benefício dado pelo prefeito diante de um esforço tremendo para gente fazer a adequação orçamentária da secretaria, fizemos outras grandes modificações. Primeiramente, a mudança do sistema de remuneração de subsídio para vencimento, com isso tornamos o plano mais fácil de ser compreendido e eliminamos 76 tabelas financeiras. Isso viabiliza o pagamento de eventuais abonos para distribuição de sobras do Fundeb”, explicou ele.

A Semed também garantiu auxílio transporte aos gestores das escolas e mudança na regra de reenquadramento financeiro para garantir aos servidores uma aposentadoria mais digna. “Antes, o servidor precisava ter 25 anos de dedicação ao município para se aposentar. Com a nova lei, basta que o professor tenha 25 anos de dedicação ao magistério, seja na Semed, na Seduc, ou em outra cidade para solicitar o reenquadramento”, informou o subsecretário.

Além de Michiles e Luiz Fabian, o subsecretário de infraestrutura e logística, Franklin Janã Pinto, e a subsecretária de gestão educacional, Ana Falcão, também participaram do encontro.

A diretora da Escola Municipal Leonor Uchoa, Telma Malheiros, contou que as reuniões mensais marcam um momento importante para a educação nas escolas. “São nesses encontros que discutimos os planos pedagógicos e administrativos, de infraestrutura e demais problemas. As reuniões são bastante construtivas, pois mostramos todas as nossas necessidades e anseios. Também é um momento de confraternização”, disse.

Texto: Luana Carvalho – Foto: Éliton Santos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.