Secretário admite que falha na segurança facilitou fuga em massa do presídio

O secretário Pedro Florêncio, admite que fala na segurança, facilitou a fuga do presídio

 

O secretário Pedro Florêncio, admite que fala na segurança, facilitou a fuga do presídio
O secretário Pedro Florêncio, admite que fala na segurança, facilitou a fuga do presídio

Manaus, AM  – Em entrevista concedida ao Telejornal Bom Dia Amazônia, da TV Amazonas, transmitido nas primeiras  horas da manhã desta sexta-feira, o secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, admitiu que houve falhas nos procedimentos de seguranças que resultaram na fug de 39 pros do Centro de Detenção Provisória Masculina ( CDPM), situado no Km 8 da BR-174, nq última segunda feira. A grande maioria dos fugitivos, ainda no foi recapturada.

Um dia após essa fuga em massa, através de um túnel de 11 metros, cavado elos detentos, aconteceu uma rebelião na mesma unidade prisional.

Detentos escaparam por um túnel com cerca de 11 metros de extensão e 50 centímetros  de diâmetro. A fuga ocorreu pela madrugada e começo da manhã. Objetos como baldes, cordas e estoques – armas artesanais, além de ventiladores utilizados para cavar o túnel foram apreendidos após a fuga.

O caminho  da fuga, um túnel de 11 metros, construído pelo presos
O caminho da fuga, um túnel de 11 metros, construído pelo presos

Florêncio reconheceu que falhas em procedimentos de manejo de presos no CDP facilitaram a escavação do túnel. O secretário disse que foi aberto um processo administrativo para apurar se houve facilitação de agentes penitenciários.

“Foram duas, uma em um dia (fuga) e outra no dia seguinte (rebelião). Não há uma mágica, uma ciência exata nisso. É continuar fiscalizando, é potencializar as revistas, é fazer diariamente as revistas nas celas, enquanto se está se fazendo a abertura e fechamento das trancas. Isso precisa ser feito. Isso com certeza não foi feito porque senão não tinha acontecido esse túnel. Se o procedimento estivesse sido feito de forma correta, os funcionários não teriam sido tomados como reféns. Houve falha de procedimentos, no manejo, na movimentação do preso”, disse.

Três dos 39 presos foram localizados pela polícia após a fuga. Um dos fugitivo foi morto pós um assalto na capital e  dois foram presos com drogas após denúncias.

Segundo o secretário, equipes da Seap com o apoio da Polícia Militar do Amazonas fazem ronda em busca dos foragidos. “Uma fuga de 39 presos traz preocupação para toda a sociedade. A população fica pavorosa porque se tem 39 criminosos soltos nas ruas. Hoje, 36”, afirmou.

Amazonianarede-Bom Dia Amazonia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.