SEC e grupos folclóricos do Amazonas definem edital até sexta, dia 2

30-04festivalManaus – Na próxima sexta-feira, 2 de maio, às 19h, no Cine-Teatro Guarany (anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro), acontece a terceira e última rodada de reuniões entre o Governo do Amazonas, por meio do titular da Secretaria de Estado da Cultura, Robério Braga, junto a agentes culturais e grupos folclóricos para elaboração, em conjunto, dos critérios finais do Edital de Credenciamento Público para Fomento aos Grupos Folclóricos para participarem do 59º Festival Folclórico do Amazonas.
Pelo edital, os candidatos, pessoas físicas ou jurídicas, farão o credenciamento para concorrer às cotas de patrocínio que o Governo do Estado vai dispor para a promoção da festa genuinamente popular, que reúne dezenas de comunidades e milhares de brincantes, na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia, com entrada gratuita.

Duas reuniões já foram realizadas com os representantes de grupos, agremiações e danças em geral, tendo efeito bastante positivo. A terceira servirá para os participantes levarem sugestões para definir critérios de classificação e pontuação, levando em conta títulos e campeonatos nas histórias do folclore. A partir dessas definições e com Edital fechado, o Governo do Estado, via SEC, terá como orçar o patrocínio que estará disponível em 2014 para o festival.

“A reunião foi excelente, recebemos muitas contribuições, avançamos e praticamente encerramos o processo, com uma ampla participação democrática, aberta, franca, leal, sincera, construtiva, com todos os grupos procurando oferecer, cada um, uma contribuição mais esclarecedora, cada um trazendo a sua experiência de gestão. Todos estão empolgados com a orientação do Governo de que vamos melhorar e aprimorar a qualidade do Festival Folclórico do Amazonas, e isso será irreversível. O público pode esperar isso e muito mais na Bola da Suframa”, diz Robério Braga.

Mudança na forma do patrocínio – O presidente do bumbá Corre Campo, Alvacir Siqueira, acredita que a mudança na forma de patrocínio, apesar do impacto inicial, será para o engrandecimento do festival: “Esperamos as definições dos critérios finais, e queremos aproveitar o que foi positivo em anos anteriores, e o que foi negativo descartar completamente”. O Corre Campo é uma das agremiações mais antigas da capital, constituída desde 1985, contou seu presidente, que disse estar com todos os documentos prontos para se credenciar.

Mário Silvério, 37, brincante de quadrilha presente à reunião, acredita que o formato escolhido vai beneficiar diretamente os grupos e as comunidades, podendo pessoas físicas se cadastrarem para obter o patrocínio, de forma igual e competitiva. “Quem for melhor, vai continuar se destacando e os critério serão bem justos. Para melhorar, tem que mudar mesmo”, afirmou.

O Edital do Festival Folclórico do Amazonas será aberto a todos os grupos interessados em participar do evento e se credenciar ao patrocínio do Governo, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Fonte: Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.