‘Se ficar, vai morrer’, afirma prefeita de Tampa, nos EUA, sobre o furacão Milton

©(Foto: Divulgação)

“Se você escolher ficar em uma das zonas de evacuação, você vai morrer”.

A saber, a frase foi dita pela prefeita de Tampa, na Flórida, Jane Castor, e dá a dimensão do tom de preocupação das autoridades nos Estados Unidos com o furacão Milton, que o governo norte-americano teme ser um dos piores do século na Flórida.

Assim, a cidade de Tampa é dividida em cinco áreas, e duas delas a evacuação é obrigatória, de acordo com autoridades locais.

Classificado como “explosivo” pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o Milton começou a segunda-feira (7) como um furacão de categoria 2 e, em pouco mais de quatro horas, pulou três categorias, até alcançar a 5, a máxima, na escala de intensidade de furacões.

Na terça-feira (8), o furacão avançava sobre o golfo do México em direção à baía de Tampa, na costa oeste da Flórida, onde deve tocar o solo na quarta-feira (9).

O presidente dos EUA, Joe Biden, fez coro com o tom alarmista de Castor e pediu que os moradores das zonas demarcadas saiam “agora, agora, agora”.

“Se vocês estão sob ordem de evacuação, vocês devem evacuar agora, agora, agora. Vocês já deveriam ter evacuado. É uma questão de vida ou morte, e isso não é exagero… É uma questão de vida ou morte”.

Além disso, a vice-presidente e candidata à presidência dos EUA, Kamala Harris, também pediu que os moradores abandonem suas casas o quanto antes.

Em um período de pouco mais de quatro horas na segunda-feira (7), o furacão Milton, que se aproxima da Flórida, nos EUA, ganhou uma força “explosiva”, subindo da categoria 2 para a 5, a máxima na escala de intensidade de furacões.

O salto assustou especialistas e, segundo o presidente dos Estados Unidos, pode ser “um dos piores dos últimos cem anos na Flórida”.

amazonianarede
PaiPee Antonio Eduardo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.