Saúde no exercício físico abordado no Painel CBN Amazônia

O tema da segunda edição foi 'A saúde no exercício físico: do amador ao atleta de alta performance'

Todos buscam o corpo perfeito, mas será que as pessoas utilizam os meios corretos, indicados pelos médicos para conseguirem tal feito? Especialistas de várias áreas se reuniram neste sábado (16) durante a segunda edição do Painel CBN Amazônia Saúde em Manaus (AM), para discutir o tema ‘A saúde no exercício físico: do amador ao atleta de alta performance’.

Manaus, AM – A primeira palestrante da noite foi a coordenadora do curso de Bacharelado em Treinamento Esportivo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Karla de Jesus. A educadora física mostrou a importância das contribuições da biomecânica e fisiologia para atletas de alta performance.

“Existe bastante pesquisa sobre a saúde no exercício físico, então na palestra busquei trazer mais a parte do desenvolvimento da alta performance considerando o tempo de treino”, explicou ao Portal Amazônia.

Para Karla, é de suma importância que profissionais da área da saúde e educação física conheçam o tema. “O anabolismo  saudável não se consegue de um dia para outro. Acho que o tema do Painel CBN Amazônia Saúde foi

A nutricionista Raphaella Cabral, também palestrante no evento, acredita que é necessário aliar todas as áreas para conseguir um resultado positivo. “Através da alimentação e atividade física as pessoas conseguem um resultado bacana. Muitos reclamam, mas não seguem uma dieta favorável. Lembrando que a alimentação muda conforme a pessoa, cada indivíduo tem seu metabolismo, logo, a dieta também pode ser diferente”, destacou.

Hipertrofia Muscular

Mestre em endocrinologia, o médico Antônio Minuzzi falou sobre hipertrofia muscular e anabolismo saudável. “A hipertrofia é o ganho de massa muscular sem qualquer uso de anabolizantes. A pessoa consegue isso através de uma rotina de exercícios, com protocolo especial, além de uma alimentação balanceada. Muitas pessoas têm pressa, então acabam tomando remédios, mas não tem paciência de deixar que o próprio corpo desenvolva esse anabolizante”, disse.

Segundo o médico, o anabolismo saudável já é algo conhecido para os atletas de alta performance, uma vez que eles não podem tomar nenhum tipo de remédio. “Se eles [atletas de alta  performance] utilizarem anabolizantes serão pegos no antidoping, então para eles, o anabolismo saudável é a única forma de ganhar massa e desempenho. Mas como eu já disse, o processo é lento, uma vez que o músculo é um tecido nobre que não se ganha em um curto espaço de tempo”, contou o médico.

A presença de Minuzzi no debate faz parte de uma parceria da CBN Amazônia com a empresa Bioexata. De acordo com o diretor da empresa, Paulo Roberto Jost, o endocrinologista realizou uma palestra para médicos de Manaus, mas não poderia deixar de contribuir com os atletas e interessados no tema.

“O Minuzzi é uma referência na área da endocrinologia, sempre nos preocupamos em trazer pessoas que fazem a diferença na medicina. Tivemos uma palestra interessante sobre o uso de anabolizantes com a classe médica. Acho importante que tenha um investimento por parte das empresas nesse âmbito e a CBN Amazônia está de parabéns por destacar isso”, afirmou.

Importância do debate

Pela segunda vez, o urologista e apresentador do programa CBN Saúde, Anoar Samad, mediou o debate entre os especialistas. “Eu particularmente estou satisfeito  com o trabalho que estamos desenvolvendo. Dessa vez, conseguimos juntar três profissionais que conseguiram explicar para o público um pouco sobre a forma adequada de se chegar ao resultado positivo do exercício físico.

A Amazônia  Cabo está de parabéns ao levar a Rádio CBN Amazônia para perto dos ouvintes, principalmente quando o tema em debate é saúde”, comentou o médico.

Amazonianarede-Rede Amazônica

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.