Saneamento, será o tema central da Campanha da Fraternidade 2016

Dom Sergio Castriani, fala da importância da campanha para a sociedade

 

Dom Sergio Castriani, fala da importância da campanha para a sociedade
Dom Sergio Castriani, fala da importância da campanha para a sociedade

Amazonas – A Arquidiocese de Manaus convocou os veículos de comunicação local para uma coletiva de imprensa realizada para apresentar a 4.a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) que vai tratar a temática “Casa comum, nossa responsabilidade”.

Na oportunidade, o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, e o coordenador de Pastoral, pe. Geraldo Bendaham, explicaram a importância da reflexão que a CFE quer promover entre pessoas das mais diversas religiões que buscam um bem comum. Também divulgaram a programação de abertura que acontecerá no dia 10 de fevereiro, às 8h da manhã, na confluência de dois igarapés de Manaus.

Dom Sérgio afirmou para os jornalistas presente que as campanhas da fraternidade sempre trazem temas que falam de uma necessidade profunda de mudança para que a vida aconteça. Neste ano, a campanha vai falar de uma causa comum, no mundo em que vivemos, na perspectiva do saneamento básico, que inclui serviços públicos de abastecimento de água, manejo adequado do esgoto sanitário, das águas pluviais, dos resíduos sólidos e controle dos reservatórios e agentes transmissores de doenças, como os insetos que transmitem o Dengue e o Zika vírus, que podem ser combatidos com o saneamento feito na casa de cada um, ao cuidar do quintal, do esgoto da casa e das águas pluviais, evitando que se acumulem.

Cuidados com o saneamento

“O tema é atualíssimo pois se trata da qualidade de vida e exige conversão, em primeiro lugar do poder público, através dos investimentos correto do dinheiro arrecadado pelos impostos, e políticas públicas. Também há a conversão de cada um de nós para que sejamos agentes de saneamento em nossa casa, com pequenas ações como o tratamento do resíduo que nós produzimos.

É uma campanha que toca em um problema muito sério e que pode ser visto a partir da fé, fé no Deus da vida e criador e a consequência dessa fé deve ser o cuidado com a criação e da vida”, explicou Dom Sérgio.

A poluição dos igarapés que cortam Manaus, certamente, será um dos focos da CF
A poluição dos igarapés que cortam Manaus, certamente, será um dos focos da CF

Padre Geraldo Bendaham, explicou sobre o método usado durante a campanha que permite olhar para a nossa realidade e detectarmos o problema do saneamento, por exemplo, que em Manaus existe apenas 10% de coleta e tratamento de esgoto, que é quase nada para uma cidade de mais de dois milhões de habitantes.

“É uma chamada de atenção mesmo.  Em Manaus já ocorreu uma formação de estudo do texto base e no dia 10 de fevereiro, na quarta-feira de cinzas, faremos às 8h, o lançamento em um local estratégico, em uma confluência dos Igarapés do Franco e do São Jorge que desembocam na chamada bacia do São Raimundo, local com água extremamente poluída.

O ponto em que se realizará a abertura será a praça construída pelo Prosamin bem no início da ponte, local em que se pretende reunir cerca de 500 pessoas em uma celebração onde veremos a realidade, escutaremos a Palavra de Deus, algumas falas, cantos e faremos gestos concretos. Simbolicamente tentaremos recolher algum lixo que estiver no igarapé para demonstrar o nosso esforça de cuidar da casa comum. Todos estão convidados para participar desse momento”, explicou pe. Geraldo.

Amaazonianarede.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.