Samu prepara profissionais para atuar em ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares

Samu prepara profissionais

 

Samu prepara profissionais
Samu prepara profissionais enfrentar ameaças químicas e outras

Manaus, AM – A resposta a incidentes com agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares é tema do curso promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), em parceria com a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

O treinamento começou na segunda-feira, no auditório da Federação das Industrias do Estado do Amazonas (FIEAM)

foi iniciado na segund feira A abertura aconteceu nesta segunda-feira, 11, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro.

“O esforço dos nossos servidores durante a Copa do Mundo foi digno de elogios e será melhor ainda nas Olimpíadas. Vamos manter essa marca da eficiência e da dedicação para receber todos que vêm a nossa cidade e também para cuidarmos de nós todos que aqui moramos, garantindo que nenhum evento ruim macule essa festa”, destacou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

O curso faz parte da programação da Força Nacional do SUS, com diretrizes de atuação, planejamento, execução e a avaliação de eventos de massa, planejando um trabalho conjunto e coordenado entre Estados e municípios em preparação para grandes eventos, como as Olimpíadas.

“Espero que possamos fazer um bom aproveitamento dessa atividade de quatro dias, pois é interesse nosso estar por dentro de assuntos tão específicos para que possamos responder na medida em que formos eventualmente solicitados, claro que espero que não ocorra, mas devemos estar sempre prontos”, pontuou o gerente do SAMU, Ruy Jorge Abrahim Lima.

Preparação

A representante do FNSUS, Lilian Barreto, explicou que os cursos são realizados com o apoio e estrutura técnica de instituições de excelência em pesquisa e desenvolvimento como a Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Fundação Osvaldo Cruz, com seus especialistas em cooperação com o Ministério da Saúde.

O palestrante do primeiro dia do evento, Carlos Alberto Santos, membro da Comissão Nacional de Energia Nuclear no setor de emergência do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (CNEN), ressaltou que, atualmente, se utiliza uma grande quantidade de material radioativo nas indústrias e, no Brasil, são aproximadamente quatro mil indústrias e hospitais que usam este tipo de material, o que requer pessoas que sejam treinadas na área de radioproteção.

“Esse curso é para que os servidores de segurança e saúde tenham conhecimento  na área. Desde os jogos Pan Americanos estamos preparando os serviços das polícias, de hospitais e outros técnicos para trabalhar nos grandes eventos para que reconheçam casos de material ilícitos com fonte para algum tipo de atentado.

Para as Olimpíadas RIO 2016, já fizemos um treinamento com três mil soldados da Força Nacional e Manaus agora também se prepara”, ressaltou.

O curso conta com a participação dos profissionais de Saúde ligados às secretarias de Saúde do estado e do Município que irão atuar na Arena da Amazônia, as Forças Armadas, as Polícias Civil do Estado do Amazonas (PC-AM) e Militar do Estado do Amazonas (PMAM), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), além da Defesa Civil.

“O agente de defesa civil atua direto na resposta e já realiza trabalho em situações de risco, uma capacitação como essa só vai melhorar o trabalho. Ninguém espera um sinistro, mas, caso ele aconteça nossas equipes estarão preparadas para realizar o atendimento e minimizar os impactos”, explicou o secretario executivo de proteção e defesa civil, Cláudio Belém.

Até o dia 14 de julho, das 8h às 18h, serão abordados os aspectos gerais e clínicos dos agentes radiológicos, nucleares, biológicos e químicos com palestras e atividades práticas desenvolvidas por especialistas do Rio de Janeiro, Brasília e do Amazonas.

O curso faz parte dos preparativos previstos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para as Olimpíadas Rio 2016, em Manaus.

Amzonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.