Brasilia – O assunto político que vem domingo os últimos dias foi o julgamento do processo de impeachment de Dilma, que foi encerrado hoje com a aprovação da cassação do seu mandato.
Agora, a curiosidade dos eleitores é de como foi o comportamento dos nossos senadores nesse episódio de grande importância para a nacional.
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (31), por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment de Dilma Rousseff. Apesar do impedimento, Dilma não foi punida com a inabilitação para funções públicas.
Nas duas votações, apenas um senador do estado votou primeiro pelo ‘sim’ e depois optou pelo ‘não’, quando foi decidida a possível inabilidade.
Apesar do impeachment, Dilma poderá se candidatar para cargos eletivos e também exercer outras funções na administração pública.
A presidente afastada sofreu impeachment sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas “pedaladas fiscais” no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional.
Como a bancada votou
Eduardo Braga (PMDB): SIM
Omar Aziz (PSD): SIM
Vanessa Grazziotin (PCdoB): NÃO
Voto na inabilitação:
Eduardo Braga (PMDB): NÃO
Omar Aziz (PSD): SIM
Vanessa Grazziotin (PCdoB): NÃO
Amazonianarede/G1