Sábado de convenções políticas em Manaus

Marcelo \rmos e Serafim Correia, trasnformam hje as pre-candidaturas em candidaturas oficiais à Prefeitura de Manaus
Marcelo Ramos (PR) e Serafim Correia,(PSB) transformam  hoje as pre-candidaturas em candidaturas oficiais à Prefeitura de Manaus

Amazonas – Dois partidos já com pré-candidatos definidos, escolheram este sábado para movimentar a capital com convenções políticas, oficializando suas candidaturas a Prefeitura da capital e a Câmara Municipal. As movimentações políticas  não ocorrerão hoje apena em Manaus.  Os acontecimento políticos, também, estarão presentes em vários municípios o interior amazonense.

Na capital, neste sábado, dois partidos anunciam oficialmente seus pré-candidatos a prefeito: o PR (Marcelo Ramos) e o PSB (Serafim Corrêa). Segundo calendário definido pelo TSE, o prazo para a realização das convenções é de 20 de julho a 5 de agosto.

Todos os partidos já definiram data para a convenção, mas o PMN, Rede, PMDB, PRB, PSDB e PDT ainda não definiram o local do evento. “Estamos estudando o melhor lugar. Mas o que podemos adiantar é que será uma bonita festa pela democracia. Manaus vai ganhar uma candidatura forte, com boas propostas e aberta ao debate por uma cidade melhor”, disse Silas Câmara, pré-candidato pelo PRB.

Duas convenções

O PSB realiza convenção a partir das 9h, no salão do Jevian, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. O partido também é o único que até o momento apresentou uma mulher como pré-candidata à vice-prefeitura e sai com uma chapa “puro sangue”. “É a professora Cristiane Baliero, a nossa vice. E com relação à coligação, a nossa chapa é livre e não coligará com partido algum”, informou o pré-candidato a prefeito pelo PSB, Serafim Corrêa.

O PR, de Marcelo Ramos, realiza sua convenção no Clube do Pará, na Avenida Max Teixeira, no bairro Flores, zona norte de Manaus, a partir das 9h. A legenda comandada no Estado por Alfredo Nascimento, tem pelo menos quatro partidos na coligação: PTdoB, PPS, PEN e PTC.

Marcos Rotta disse que ainda não fechou alianças e ainda conversa com outros partidos em busca de alianças. “Eu abri  as portas do diálogo e da conversa. Sempre fui um homem aberto a negociações.

Agora não seria diferente, portanto estou à disposição daqueles que querem se somar a um modelo novo, moderno,  com propostas de renovação e mudança para que possamos construir uma nova forma de administrar”, afirmou o pré-candidato do PMDB.

O PRB fechou aliança com o PSC, mas afirma que até a convenção está dialogando com outros partidos.

Já o PDT ganhou apoio do PSDC, anunciado no lançamento dos candidatos a vereadores do partido. Mas esse foi o único partido que anunciou publicamente apoio ao PDT. Hissa Abrahão informou que tem conversado com lideranças, mas optou por não citar nomes. “Somente na convenção”, afirmou.

Indefinidos

Mesmo com o prazo iniciado para as convenções, há partido que ainda não definiu seus pré-candidatos. É o caso do PT e PCdoB. O presidente estadual do partido comunista, Eron Bezerra, irá compor chapa com o deputado estadual José Ricardo (PT) na disputa à prefeitura, mas ainda não está indefinido quem será o vice nessa aliança.

O Psol, que até o momento havia definido o nome de um pré-candidato próprio a prefeito de Manaus,  Marcos Antônio Queiroz, pode desistir da disputa. Isso porque há possibilidade de Psol e Rede se coligarem, foi o que anunciou representantes dos dois partidos.

A Rede também já escolheu um pré-candidato a prefeito, o deputado estadual Luiz Castro. A diretoria do Psol confirmou sua convenção no dia 31 de julho. A Rede ainda aguarda a solução do impasse, que deve ocorrer até terça-feira, 26.

“Precisamos definir os candidatos antes da convenção. Mas se ficar a agenda que já havíamos programado, a nossa convenção ocorrerá no dia 30 deste mês”, informou o coordenador da Rede, Junior Brasil.

Situação complicada

A diretoria do PMN diz que teve dificuldade no período pré-eleitoral para formar uma coligação. “É uma situação  complicada. Estamos em busca de apoio. Nós não participamos dos debates, justamente pela ausência de aliança com outros partidos.

É necessário que  façamos aliança com um, dois ou três partidos ou mais pra participar efetivamente da eleição”, disse o secretário da sigla, Sirlan Cohen. Chico Preto, que já anunciou sua pré-candidatura a prefeito, pode desistir e disputar vaga de vereador.

Interior

As eleições municipais também deixam o interior amazonense movimentado e mais animado, em momento de rivalidade, onde prevalece a democracia.

O sábado também será movimentado no interior do Estado. O PMDB fará 36 convenções e o PSD em dez cidades do Amazonas. Já o PT terá pelo menos 12 nomes para prefeito e 15 para vice, segundo a sigla.

Ainda neste sábado, outras sete convenções devem ser realizadas pelo PDT. O PSB deve realizar convenções em cinco municípios, PPS em quatro com a indicação de pelo menos 15 candidatos à vice. O PSDB fará convenção em uma cidade no Amazonas.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.