RR: Segurança na fronteira tem agenda divulgada

Amazonianarede – Folha BV

Boa Vista – O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) divulgou um calendário de reuniões na Capital e no Interior, para tratar do Plano Estratégico de Segurança na faixa de Fronteira em Roraima.

Dentre as pautas a serem discutidas, consta o projeto de implantação do vídeo-monitoramento para os municípios de Pacaraima, Bonfim, Caracaraí e Rorainópolis.

No dia 14 de março a Câmara Temática de Fronteira (CTF) do GGI esteve reunida com o objetivo de discutir a elaboração de um Plano Estratégico de Segurança na faixa de Fronteira. As instituições que participaram do evento devem apresentar as demandas para a definição dos eixos estratégicos do Planejamento amanhã, dia 02, às 9 horas, na Sala de Reuniões da Secretaria de Segurança Pública (SESP).

CALENDÁRIO

No dia 03, a reunião acontecerá em Rorainópolis, no Sul do Estado, pela manhã. À tarde, a reunião vai acontecer em Caracaraí. No dia 04, será em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. No dia 05, a reunião vai acontecer em Bonfim, fronteira com a Guiana Inglesa.

De acordo com o interlocutor da Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), delegado Jimmy Santana a Câmara Temática pretende ouvir as demandas dos municípios e apresentar a proposta do Governo Federal para a instalação do vídeo-monitoramentos nesses municípios.

No período de 15 a 19 de abril, todos os representantes do GGI nos Estados estarão reunidos na cidade de Cárceres, no Mato Grosso, apresentando um relatório detalhados das ações realizadas.

No dia 23 de abril, a Câmara Temática de Fronteira estará em Lethen, na Guiana Inglesa, onde participará de reuniões com as autoridades guianenses. Vinte instituições do Estado devem participar dessa reunião. O objetivo, segundo o secretário Sá Cavalcante é apresentar o GGI e a Câmara Temática de Fronteira, na medida em que se pretende estreitar os laços com o Sistema de Segurança Pública de Lethen e, também, fortalecer e articular as relações e as políticas de Segurança Pública da Fronteira, frente ao Plano Brasil Fronteira e Enafron.

Para o secretário, a Câmara Temática de Fronteira do GGI de Roraima pretende construir uma sólida rede de proteção das fronteiras, combatendo o tráfico de drogas, o contrabando de armas e o crime organizado.

“Roraima tem três portas de entrada que é Pacaraima, fronteira com Venezuela, Bonfim, que faz fronteira com a Guiana e Rorainópolis, na divisa com o Amazonas. Portanto, precisamos fortalecer a segurança nessas faixas e assim combater a criminalidade”, disse Cavalcante.

Fonte: SESP/RR

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.