Roraima: PF faz operação para reprimir desmatamento

Iniciou nesta segunda-feira uma operação da Polícia Federal para coibir o desmatamento na região Sul do Estado, uma das áreas de maior incidência deste tipo de crime em Roraima. A ação foi motivada por denúncias.

Neste primeiro dia de atividades ainda não houve um balanço das ações realizadas. “Não conhecemos, na verdade, se já há resultados da operação, uma vez que onde os agentes estão não há sinal telefônico, nem de rádio, logo não há contato. Por isso não sabemos de nada ainda”, disse o delegado da Polícia Federal, Fabrizio Garbi.

Segundo ele, o desmatamento em Roraima regrediu após a operação Salmo 96:12, que deflagrou uma série de esquemas corruptos de comércio ilegal de madeira. Porém, com o passar do tempo, o delegado disse que os madeireiros retornaram às atividades ilícitas, julgando que o combate ao desmatamento teria sido dado por concluído com aquela ação.

“A Operação Salmo 96:12 diminuiu significativamente o desmatamento logo que aconteceu. Porém, os madeireiros acharam que não haveriam novas investidas da Polícia Federal. Mas, como já tínhamos dito em entrevistas, a repressão ficará cada vez maior e mais efetiva. Observamos que esses homens estão voltando a praticar os mesmos crimes, e é isso que não vamos deixar acontecer”, afirmou Garbi.

A estratégia de combate ao desmatamento não possui uma duração fixa, podendo levar de um a vários dias, de acordo com o tamanho do problema observado. “A operação pode durar um dia, dois ou dez. A gente não deixa nenhum prazo fixo porque aí os madeireiros podem se retrair no período em que sabem que vamos agir. Por isso não falamos sobre datas. Mas posso dizer que essas ações serão cíclicas, sempre voltando a acontecer”, disse Fabrizio Garbi.

O delegado ressaltou que a operação se dá no Sul pelo fato de ser lá a região onde a maior parte do desmatamento ocorre, enquanto em outras regiões de Roraima a vegetação é composta, em sua maioria, por meio lavrados, não sendo alvo dos madeireiros.

SALMO 96:12 – A Operação Salmo 96:12 citava a passagem da Bíblia: “Regozijem-se os campos e tudo o que neles há! Cantem de alegria todas as árvores da floresta”. A ação foi executada em 2012 pela Polícia Federal em quatro órgãos públicos, visando coibir o desmatamento em Roraima. Foram mais de 250 policiais federais dos estados do Acre, Rondônia, Brasília, Pará e Roraima envolvidos na operação.

(Folha BV) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.