Rita de Cássia Reis e Rafaela Barbosa ganham ouro e prata no sul-americano sub-21 de judô

Com grande contribuição das amazonenses Rita de Cássia Reis (ouro) e Rafaela Barbosa (prata), o Brasil retomou o papel de protagonista nos Campeonatos Sul-Americanos de base. Depois de um desempenho aquém do esperado em 2012, neste domingo, 15 de julho, a equipe escolhida para representar o País nas competições Sub-18 e Sub-21 brilhou no lugar mais alto do pódio. Foram 22 medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze.

A distância para o segundo colocado, a Colômbia foi enorme já que os nossos vizinhos conquistaram apenas quatro ouros, cinco pratas e oito bronzes. O Equador foi o terceiro também com quatro ouros e cinco pratas, mas apenas cinco de bronze. A Argentina, dona da casa, ficou na quinta colocação – atrás da Venezuela -, sem nenhuma medalha de ouro.

IPPONS CABOCLOS

Revelação dos Jogos Escolares do Amazonas em 2012, Ritinha chegou ao ápice de sua carreira com o título da categoria até 44 kg. Ela integra o Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) e recebe passagens aéreas e apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

“No começo foi muito difícil porque eu nunca disputado o Sul-Americano. A primeira luta foi mais complicada porque eu peguei a campeã do ano passado (a colombiana Eblin Lucumbi). Tive que trabalhar muito para poder jogar, ouvi os técnicos mas, graças a Deus, deu tudo certo. Fico muito feliz pelo meu Estado sido representado por duas atletas no Sul-Americano e ter conquistado um ouro e uma prata”, disse Ritinha.

Rafaela Barbosa, também do time do Governo do Amazonas, também fez bonito na terra dos “hermanos”. Ela conquistou a medalha de prata na categoria até 52 kg e manteve-se entre as melhores do continente na atualidade.

O QUE DISSE A CONFEDERAÇÃO

O resultado foi comemorado pelos dirigentes da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). “O que vale para nós é que conseguimos cumprir os objetivos traçados para estas competições que era ser campeão geral Sub- 18 e Sub-21 em ambos os gêneros. Acho que isso é fruto do novo critério para a escolha dos representantes do Brasil. O ranking nacional de base permitiu também, graças ao convênio com o Ministério do Esporte, que eles se mantivessem em constante preparação e aprimoramento por causa dos Estágios Internacionais”, disse Kenji Saito, gestor técnico das equipes de base do Brasil.

MEDALHAS DESCENTRALIZADAS

A lista dos medalhistas mostra bem como o judô conta com atletas de alto nível espalhados por todas as regiões do País: 13 Estados brasileiros subiram ao pódio nos Sul-Americanos. No torneio Sub-18, os campeões foram Bruna Silva (SP), Carollynne Hernandes (RS), Yasmin Fernandes (SP), Ana Paula Prates (MS), Karoline Barbeirotti (SP), Ellen Furtado (SP), Nykson Carneiro (SP), Lélio Puggina Junior (MG), João Falqueto (ES), Clóvis Braga Júnior (RS) e Matheus Rocha (SP). Victória Tibúrcio (RJ), Renata Silva (GO) e Marcelo Braga Junior (RS) ficaram com a prata e Gustavo Cação (RS) e Conrado Oliveira (PR) com o bronze.

No Sub-21, os ouros ficaram com Rita de Cássia Reis (AM), Flávia Gomes (SP), Érika Ferreira (CE), Isadora Pereira (MG), Sibilla Facholli (SP), Vitor Torrente (SP), Gabriel Pinheiro (PE), Caio Brígida (SP), Thiago Chiodi (SP), Luis das Virgens (BA) e Delan Monte (PB). Os vice-campeões foram Rafaela Barbosa (AM), Camila Barreto (RS) e Victor Silva (SP). Gabriela Chibana (SP) e José Vicente Souza (ES) ficaram na terceira colocação e Ágatha Pascoalino (SP) em quinto.

APOSTAS DO GOVERNO PARA 2016

Ritinha e Rafaela fazem parte do projeto “Amazonas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016”. Entre abril e maio, elas e mais o judoca Rafael Barbosa, 19, viajaram com a seleção brasileira para um estágio internacional na Itália e Rússia. Eles receberam total incentivo do Governo do Amazonas, por meio da Sejel, que custeou as passagens aéreas, transporte terrestre, pagamento de inscrição, hospedagem e alimentação.

(Sejel)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.