Rio Acre volta a subir e fica a 40 cm da cota de alerta em Rio Branco

Amazonianarede – A Gazeta do AC

Rio Branco – Os níveis dos rios do Estado continuam subindo. Em Rio Branco, o nível do Rio Acre está em 13,10m, apenas a 40 cm para chegar na cota de alerta. O Riozinho do Rôla, seu principal afluente, aponta 13,52m. Em Cruzeiro do Sul, o estado é de alerta.

O Rio Juruá está com 12,20m, passando da cota de alerta. A situação mais crítica, no momento, é a de Tarauacá. As réguas apontam 10,50m: 1 metro acima da cota de transbordamento.

Em 2012, o município passou por três enchentes. Este ano, 13 famílias já foram retiradas e estão em abrigos públicos, explicou o coronel Carlos Gundim, coordenador estadual da Defesa Civil. “Os bairros Praia, Flores, Triângulo, Ipapeconha e parte do Centro de Tarauacá foram atingidos. Estima-se que 30% da cidade está sofrendo com a alagação, envolvendo 95 pessoas”.

De acordo com o coronel, muita chuva está prevista nos próximos dias no município. “Temos previsão de muita chuva nos próximos três dias, principalmente em Tarauacá. Entre hoje a amanhã, podem cair 30mm de chuva.

Entre 25 e 26, serão quase 100mm de chuva. As coisas podem agravar lá e o nível do rio pode subir ainda mais”
Já em Rio Branco não há previsões de enchente. “Está quase descartada uma alagação como a do ano passado.

O rio pode chegar à cota de transbordamento, mas não temos uma perspectiva de enchente. É natural, em virtude da época, o nível do rio subir. Ele oscila constantemente. Até a 2ª quinzena de abril, isso vai acontecer.

Em fevereiro foi feito um levantamento e as probabilidades de enchente naquele mês eram apenas de 8%. A quantidade de chuva está dentro do normal e a situação do Rio Acre é tranquila”.

Nos demais municípios, a situação está tranquila, garante o coordenador. “Em Assis Brasil, o nível está em 5,64m. Em Brasiléia, aponta 7,49m e em Xapurí 9,72m”, concluiu. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.