Requerimento de Josué Neto propõe que Humaitá receba energia do linhão do Madeira

(Foto: Danilo Mello – Aleam)

Entra em pauta esta semana, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um requerimento do deputado Josué Neto (PSD), que propõe à Eletrobrás/Amazonas Energia que as Hidrelétricas do Rio Madeira, em Rondônia, possa também abastecer parte da cidade de Humaitá, no Amazonas.

No requerimento, Josué Neto solicita a realização de estudos para a implantação de uma linha de transmissão do linhão do Madeira para o município. A proposta foi encampada por 14 deputados estaduais, que subscreveram o requerimento de Josué Neto.

O presidente da Assembleia justifica sua proposta lembrando que o abastecimento de energia elétrica é um serviço essencial para garantir qualidade de vida às populações, principalmente as de baixa renda que vivem em comunidades distantes, na periferia de Humaitá. “A energia elétrica é vetor de desenvolvimento social e econômico dessas comunidades”, destaca Josué Neto, completando que “estudos revelam que as famílias sem acesso à energia, estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e nas famílias de baixa renda”.

Josué Neto lembra ainda que, em função da característica única do sistema de energia do Amazonas – totalmente isolado do sistema nacional – é preciso adequar soluções que atendam também os extremos de seu território.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.