Relatório aponta aumento de 41% de focos de calor em Rondônia

Porto Velho – O relatório sobre os focos de calor em todo o Estado de Rondônia aponta um aumento em 2012 de 41% em relação ao ano de 2011. Os dados foram apresentados nessa quinta-feira (16) pelos técnicos do Centro Regional de Porto Velho aos órgãos parceiros.

O relatório, com o diagnostico do ano de 2012, tem o objetivo de apoiar os órgãos parceiros na instalação de unidades de brigadistas e reforço na preservação de Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

A reunião contou também com a presença de representantes de municípios que apresentaram um número expressivo de focos de calor no ano de 2012. Nova Mamoré e Machadinho d’Oeste, representados no evento, despontam como o segundo e terceiro municípios respectivamente, no ranking de numero absoluto de focos, logo atrás de Porto Velho. Esses três primeiros compreendem quase 50% de todas as ocorrências registradas em 2012 no Estado de Rondônia.

Na apresentação do relatório, a coordenadora Operacional do Centro Regional do Sipam Ana Cristina Strava destaca as ocorrências de focos de calor nos primeiros 15 dias de maio 2013 que já superam a totalidade registrada no mês inteiro do ano passado. O meteorologista do Sipam Marcelo Gama destacou ainda a gravidade da situação, considerando a entrada do período de estiagem. O representante do Prevfogo do Ibama esclareceu que a localização das brigadas nesse ano de 2013 privilegiará a proteção de áreas Federais, destacando a importância da união dos parceiros federais com a Sedam e os municípios no esforço conjunto de conscientização e combate à pratica da queimada.

Um documento com as principais recomendações dos órgãos participantes será encaminhado ao Comitê Estadual de Prevenção e Controle a Incêndios Florestais de Rondônia.

(Estadão) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.