Regulamentação de mototaxistas em discussão na PMM

Manaus – O secretário Municipal de Governo, Humberto Michiles, recebeu um grupo de mototaxistas, no fim da tarde desta segunda-feira, 29, para mais uma rodada de discussões de regulamentação da categoria na cidade.

A reunião aconteceu na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste, e contou com a participação do vereador Francisco da Jornada (PDT).

De acordo com o secretário, estão sendo realizados estudos pela Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e pela Procuradoria Geral do Município (PGM) para definir os pontos necessários para a regulamentação, como a quantidade de profissionais e padronização de fardas e motocicletas. “Nós esperamos concluir os trabalhos para que a normatização seja feita o mais rápido possível”, ressaltou.

Em fevereiro foi realizada a primeira rodada de negociações entre a Prefeitura de Manaus e mototaxistas. Na ocasião ficou decidido que seria formado um grupo representante da categoria, que discutiria com a SMTU os pontos divergentes entre poder público e profissionais. As reuniões ainda não terminaram, mas os resultados já estão sendo avaliados pela Prefeitura de Manaus.

“Atualmente, há um número muito grande de mototaxistas, o que é prejudicial à própria categoria. É preciso haver uma normatização e autorização para que a quantidade necessária continue nas ruas, e como consequência, reprimir as pessoas que se utilizam da farda para cometer atitudes criminosas”, afirmou o secretário Humberto Michiles.

No dia 4 de maio de 2011, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou uma emenda à Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman) que autorizou o transporte de passageiros em veículos de duas rodas na cidade.

Cabe, agora, à Prefeitura fazer a regulamentação da categoria, por meio de projeto de lei que deverá ser enviado à CMM para votação.

O presidente da Central Única dos Mototaxistas do Amazonas, Paulo Vitorino, afirmou que os profissionais querem a autorização de 4 mil vagas, além da padronização das fardas e motocicletas. “Nós ficamos muito satisfeitos com a atitude da Prefeitura em nos receber e ouvir as nossas reivindicações”, ressaltou.

Durante o encontro, também ficou definido que os mototaxistas participarão de constantes reuniões com a administração municipal antes do projeto ser enviado à CMM.

MATÉRIA: FABÍOLA PASCARELLI / FOTO: KARLA VIEIRA 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.