Recadastramento biométrico começa Em Rio Branco

Rio Branco – O Tribunal Regional Eleitoral iniciou ontem o processo de recadastramento biométrico dos eleitores de Rio Branco. Estima-se atingir os 230 mil eleitores da Capital até o dia 1º de março de 2014.

De acordo com o diretor geral do TRE, Carlos Vinícius Ribeiro, para alcançar esta meta é preciso realizar o atendimento de 900 pessoas por dia até o prazo estipulado. “Não iremos alterar a data de encerramento para a revisão biométrica. Por isso, pedimos a compreensão de todos para não deixar a atualização para última hora”, alerta.

Carlos Vinícius deixa claro que a revisão é obrigatória. O eleitor que não cumprir a atualização terá o título cancelado e ficará impossibilitado de votar já nas próximas eleições.

Com isso, o processo de votação será mais ágil. Não haverá risco de falsificação de identidade.

De acordo com o diretor geral do TRE, este sistema é consolidado. “Já temos estados no Brasil totalmente biométricos. Alagoas, por exemplo, já adotou o método. Nas eleições passadas, grandes capitais já funcionaram com o processo, como Curitiba e Goiânia”.

O objetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que até 2018 todo o país esteja inserido no sistema biometricamente.

Os municípios de Assis Brasil e Bujari já realizam a identificação dos eleitores por biometria desde 2010. Segundo Carlos Vinícius, com a inserção de Rio Branco no sistema, 46% do estado acreano já estará recadastrado. “A maior dificuldade será realizar essa identificação na região do Juruá, devido algumas comunidades estarem localizadas em áreas de difícil acesso. Teremos de chegar lá por meio de helicóptero”, relata Carlos Vinícius.

Segundo o diretor geral do TRE, as urnas eletrônicas usadas na capital já possuem o sistema biométrico. “Vamos funcionar dentro da nossa realidade. Não haverá uma grande logística com isso”, explica.

Como recadastrar – É preciso comparecer até um prédio na Avenida Ceará, nº 861, no Centro de Rio Branco. O local, que fica próximo ao Terminal Urbano, foi alugado pelo TRE para facilitar o acesso dos eleitores ao recadastramento.

Inicialmente serão 25 atendentes que farão o atendimento ao público, entre 12h e 18h. O objetivo é ampliar o horário e o número de atendentes e kits para 50 atendentes, em 2 meses.(A Gazeta do AC)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.