Rapel Rosa reúne dezenas de pessoas na ponte Leonardo Malcher

(Foto: Divulgação)

Cerca de 100 pessoas participaram, no último domingo, 20 de outubro, do Rapel Rosa, atividade que fez parte da programação da campanha Outubro Rosa, coordenada no Amazonas pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

A ação ocorreu em parceria com o grupo Arte do Mato. O rapel foi realizado na ponte Leonardo Malcher, localizada entre a rua Major Gabriel e a avenida Joaquim Nabuco e chamou a atenção de moradores próximos ao local.

O evento esportivo teve a adesão de crianças e adultos. Paralelo a ele uma equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da FCecon distribuiu material educativo à população do entorno, informando sobre como se prevenir contra o câncer e sobre a importância da realização dos exames periódicos, como a mamografia e o Papanicolau, os quais detectam de forma precoce os cânceres de mama e de colo uterino, respectivamente.

“Achei maravilhosa a iniciativa, pois nunca tinha participado de nada tão radical. Desci duas vezes, uma delas de cabeça para baixo”, comentou a auxiliar de escritório Regina Célia Pinheiro.

O estudante do ensino fundamental Luís Gustavo Morel, 9, participou do evento acompanhado da mãe. Para o menino, que é fã de videogames e da leitura, a experiência ao vivo e a cores foi muito mais produtiva. Antes de descer por duas vezes, com o auxílio de instrutores, ele admitiu: “Eu estou com medo, mas a gente só consegue vencer os nossos medos enfrentando-os”.

O grupo Arte do Mato arrecadou, na ocasião, alimentos não perecíveis e uma quantia simbólica foi cobrada dos participantes. O valor e as doações serão destinados à Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Organização não Governamental (ONG) que apóia portadores de câncer em tratamento na FCecon.

Movimento internacional – O Outubro Rosa é um movimento mundial criado para chamar a atenção da população feminina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e conscientizar sobre seus fatores de risco. No Amazonas, contudo, foi inserida ao tema a importância da prevenção ao câncer de colo uterino, o de maior incidência no Estado. A campanha consiste em iluminar espaços e prédios públicos e privados com a cor rosa, símbolo da luta contra os dois tipos da doença.

Com o tema “O tempo corre contra o câncer de colo uterino e da mama”, a campanha foi iniciada no dia 1º de outubro, na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, com a iluminação do chafariz Dança das Águas e demais áreas do calçadão. “No mesmo local a campanha será encerrada, no próximo dia 30, com uma pedalada que terá a participação do grupo ciclístico Pedala Manaus, parceiro na atividade desde o ano passado”, destacou o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.