Quase 90 acidentes fluviais aconteceram este ano nos rios do  Amazonas

Quase 90 acidentes fluviais aconteceram este ano nos rios do  Amazonas

Oitenta  inquéritos instaurados estão em andamento para apurar os casos. Negro, Amazonas, Madeira e Solimões estão entre os rios com mais registros.

Amazonas – Ao todo, foram registrados 89 acidentes nos rios do Amazonas entre janeiro e novembro de 2017. Foram 77 acidentes no mesmo período do ano anterior. A informação é da Marinha do Brasil.

De acordo com o Comando do 9º Distrito Naval, 80 Inquéritos encontram-se instaurados e em andamento para apurar os casos.

“As principais causas são negligência, imperícia e imprudência por parte dos usuários, que não possuem a habilitação exigida”, informou a Marinha.

A maioria dos acidentes fluviais foi registrada nos rios: Negro, Amazonas, Madeira e Solimões. Os tipos de embarcações variam. Canoas, empurradores/rebocadores, embarcações de transporte de passageiros e lanchas se envolveram nos acidentes.

“O plano permanente para a prevenção de acidentes ocorre por meio do Ensino Profissional Marítimo e de palestras de prevenção, ressaltando que as ações da Marinha nos rios amazônicos tem a missão de ordenar, orientar, esclarecer e fiscalizar o tráfego aquaviário, a segurança das embarcações, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição ambiental”, citou nota da Marinha.

Operação

Durante o fim de ano, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), está intensificando a fiscalização de embarcações. O objetivo desta ação de fim de ano é, principalmente, coibir o excesso de passageiros e cargas em embarcações, visando à segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana.

“A CFAOC alerta aos armadores e aos proprietários de embarcações para cumprirem com seus limites de passageiros e cargas, evitando assim o constrangimento de retornarem ao porto, atrasando a viagem dos passageiros, bem como a autuação da embarcação e a retenção da carteira profissional dos seus condutores”, informou comunicado da Marinha.

Para denunciar irregularidades em embarcações ou informar sobre acidentes, a Marinha do Brasil disponibiliza contato por meio do numero (92) 99302-5040.

Amazonianarede-Rede Amazonica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.