Puxadores de votos são cobiçados por partidos

(Amazonianarede – JB)

A expectativa de renovação de pelo menos 60% da Câmara dos Deputados em 2014 faz com que partidos políticos busquem celebridades para alavancar o número de votos conquistados e, assim, impedir a diminuição de suas bancadas.

A renovação, de acordo com dirigentes das siglas, é resultado dos protestos de junho, que expressaram demanda dos eleitores por mudanças na representação política. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Nomes como do goleiro do Sport Recife, Magrão (PSB-PE), do cirurgião plástico Dr. Rey (PSC-SP) e do pagodeiro Belo(PTB-SP) são exemplos dos chamados “puxadores de votos”, já que a popularidade desses candidatos poderia abrir espaço para mais vagas na bancada dos partidos.

“A estratégia é procurar nomes conhecidos, que sejam assimilados pela população com facilidade”, diz Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. Uma das apostas da sigla é o ex-pagodeiro e cantor gospel Vaguinho (RJ). Isso ocorre porque os bem votados repassam parte de seus votos para colegas de coligação, a partir do sistema conhecido como quociente eleitoral.

“Quem é conhecido, mas não é político, e que pode contemplar essa ideia de novidade? Artista e jogador de futebol”, explica ao jornal Márcio França, presidente do PSB-SP. A sigla, que acabou de ganhar o reforço de Marina Silva para a disputa presidencial, terá como representantes, além do goleiro Magrão, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, e o astronauta Marcos Pontes (SP) à Câmara. Outro famoso que já faz parte da legenda é o ex-jogador Romário (RJ), que tentará a reeleição.

Até os partidos tradicionais, como PT e PSDB passaram a adotar a técnica de puxadores de votos. Na semana passada, os tucanos filiaram o jogador de Vôlei Giba (PR) e seu ex-colega de quadra Giovane (MG). Já os petistas fecharam com o ex-jogador Marcelinho Carioca, em São Paulo. Marcelinho deverá concorrer ao cargo de Deputado Estadual, apesar de não ter conseguido se eleger no ano passado, quando disputou uma vaga na Câmara Municipal.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.