Projetos de reposição florestal no Amazonas são incentivados pelo Estado

Projetos de reposição florestal no Amazonas são incentivados pelo Estado

Amazonas – O Governo do Amazonas está ampliando a assistência técnica florestal aos agricultores familiares com projetos voltados para a reposição florestal no cultivo de pau rosa, mogno e espécies frutíferas, como o açaí. O trabalho segue as diretrizes da nova Matriz Econômica Ambiental que propõe uma economia focada no desenvolvimento das potencialidades e riquezas locais com foco na piscicultura, fruticultura, fármacos, cosméticos, mineração e manejo florestal.

A ação é coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) -, órgãos integrantes do Sistema Sepror (Secretaria de Produção Rural do Amazonas) –, com apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

De acordo com a diretora de Assistência Técnica Florestal do Idam, Nadiele Pacheco, o objetivo maior é fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão florestal, tendo como norteador as diretrizes do novo modelo econômico, com projetos voltados para a reposição florestal no plantio de espécies florestais e frutíferas.

“O nosso projeto com foco na Matriz é incentivar agricultores familiares no plantio de espécies florestais  consorciadas com espécies frutíferas, como por exemplo, o açaí. Nós temos muitas propriedades no Amazonas que poderemos está realizando a recuperação de mata ciliar, conhecida como mata de várzea, Sistemas Agroflorestais (Safs), integração de lavoura, pecuária e floresta e a reposição florestal’’, comentou.

A reposição florestal, segundo Nadiele, é implementada por meio da Lei N° 140/2011, no qual o Idam é o responsável pela execução. O diretor técnico do Ipaam, Eduardo Duarte, explica que a reposição florestal é um conjunto de ações desenvolvidas para estabelecer a continuidade do abastecimento de matéria prima florestal a diversos segmentos.

De acordo com o diretor, todo aquele produtor que recebe uma autorização de desmate, está obrigado a fazer a reposição

Aquele que também recebeu penalidade por uso de madeira indevido também é obrigado a fazer a reposição. Há, segundo ele, duas formas: uma pagando para aqueles que não têm condições de plantar e outra a apresentando o plantio.

“O grande papel que pode ser  visto nessa interface na reposição florestal é através do plantio incentivado.  O Ipaam tem todo interesse em incentivar o plantio de essências florestais que possibilitem o produtor, além de ser consumidor e fornecedor de matéria prima florestal, também produzir um bem que hoje é tão caro ao Estado que é madeira’’, explicou.

Doação de mudas

A Comunidade do Curupira, no município de Iranduba, a 27 km de Manaus, foi a primeira comunidade a receber incentivos para o plantio de mudas florestais e frutíferas.

Ao todo foram distribuídas 600 mudas de mogno para 11 produtores rurais da região que, além de terem sido beneficiados, participaram de uma demonstração de métodos de plantio.

De acordo com Nadiele, o projeto de plantio de mudas florestais vai atender os municípios da região metropolitana de Manaus e do Sul do Amazonas.

Para este projeto, segundo a diretora, o açaí tem sido uma grande aposta de espécie frutífera. “Com a assistência do Idam o agricultor familiar, além de extrair o fruto, ainda pode aproveitar a madeira da árvore para lenha para minimizar gastos e aproveitar a potencialidade do produto”, destaca.

Para Arlindo Silva, 58, que foi beneficiado com 120 mudas de mogno para plantar numa área de quatro hectares, conta que se sente feliz em participar do projeto e por ter disponibilizado a sua propriedade para a demonstração de método de plantio de mogno. “Eu sobrevivo disso hoje e essa é uma cultura que vai agregar valor a propriedade, posso dizer que é uma poupança a longo prazo e uma oportunidade excelente tanto para ajudar a natureza e a si próprio’’, comentou.

mazonianarede-Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.