Projeto ‘Transversalizando o Trânsito’ mobiliza alunos da rede municipal

mais de 24 mil alunos da rede municipal, participam do projeto

 

 

mais de 24 mil alunos da rede municipal, participam do projeto
Mais de 24 mil alunos da rede municipal, participam do projeto

Manaus, AM – Mais de 34 mil alunos de 60 escolas municipais apresentaram, nesta quarta-feira, 25, jogos educativos de trânsito produzidos com material reciclado. A ação aconteceu na Escola Municipal  Professor Raimundo Almeida Lúcio, no bairro Terra Nova, zona Norte.

A mostra interna dos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto “Transversalizando o Trânsito” conta com a parceria do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de compor o cronograma de atividades do Movimento “Maio Amarelo 2016” da Prefeitura de Manaus.

A programação foi dividida entre o turno da manhã, com alunos da educação infantil, e a tarde com os alunos do ensino fundamental. Os alunos de ensino infantil de 22 escolas apresentaram os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Trilhas de trânsito, jogos da memória e de dama foram algumas das atividades desenvolvidas pelas crianças. Todos os trabalhos tiveram o tema “Trânsito” e consistiram no ensino das normas e leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como o significado das placas, cores do semáforo e cuidados ao atravessar.

Para a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Manaustrans, Maria Rita, o resultado do trabalho apresentado pelas crianças foi gratificante. “Muitas escolas demonstraram o interesse e o comprometimento com a temática ‘Trânsito’, aderindo à iniciativa do Projeto Transversalizando e promovendo a educação dessas crianças. É um trabalho muito importante e podemos ver o resultado materializado no comportamento dos alunos e de suas famílias”, comentou.

Arthur Vinicius, aluno do 2º ano do ensino fundamental da Escola Olga Gutman Benário foi dos estudantes envolvidos na ação.  Ele demonstrou o que aprendeu durante todo o trabalho. “Muitas pessoas morrem por falta de atenção ao atravessar a rua”, disse.

A chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, Arlete Mendonça, representando a Semed, destacou que por meio da educação é possível contribuir para a formação social das crianças que já são pedestres e um dia poderão ser condutores também. “Além de aprender as regras de trânsito ainda pequenas, nossas crianças são o melhor canal para se chegar aos pais, à sociedade e promover a conscientização dessas pessoas em relação à preservação da vida”, afirmou.

A dona de casa Val Martins, 25, mãe de um dos alunos, assegurou que o filho mostra em casa o que tem aprendido na escola. “Ele não anda mais na rua, só na calçada. Se eu ou o pai vamos atravessar aonde não tem uma faixa de pedestres, ele chama a nossa atenção. Acho muito bom aprender isso na escola e até ensinar à família. Assim vai ser um adulto que respeita o trânsito e a vida dos outros”, ressaltou.

Maquete

Um dos 36 projetos apresentados no período da tarde foi o da Escola Arquiteta Angélica, que demostrou por meio de uma maquete uma suposta rua de uma cidade, com vias, pedestre, carros e, principalmente, a sinalização de trânsito. A ideia era demostrar como funciona a legislação do trânsito e como o condutor deve agir em relação ao Código de Trânsito Brasileiro.

Umas das responsáveis pela escola na mostra foi professora Carla Ângela da Silva. De acordo com a educadora, a ação é importante para trabalhar a cidadania com os alunos. “Esta ação é importante para conscientizar as crianças sobre as regras de trânsito e também para trabalhar a cidadania, o direito e o dever de cada um em relação ao trânsito”.

Amazonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.