Projeto “Transversalizando o Trânsito 2013” visa redução de acidentes

O prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto lançou, na manhã desta segunda-feira, 19, o projeto ‘Transversalizando o Trânsito 2013’, que irá preparar os educadores da rede municipal para trabalharem o tema dentro das salas de aula.

O lançamento foi realizado na Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly Assumpção, no Riacho Doce, zona Norte, onde os professores e pedagogos da unidade já assistiram à primeira aula do projeto, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa).

O foco é reduzir o número de mortes por acidentes de trânsito que, somente no ano passado, vitimou 242 pessoas na capital. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as estimativas são de 1,2 milhões de mortos e mais de 50 milhões de feridos, por ano, no trânsito em todo planeta.

“Já conseguimos reduzir em 16% as mortes no trânsito em Manaus, mas essa é uma estatística que não me satisfaz, porque quero que seja reduzida a quase zero. Para isso, é preciso que haja mais educação no trânsito, de quem dirige, de quem é ciclistas e dos pedestres também. Esse projeto vem para preparar as crianças para uma cidade civilizada, o que significa ter também um índice menor de mortes no trânsito”, afirmou o prefeito.

Essa é a segunda edição do projeto, que no ano passado conquistou o 2º lugar no Prêmio Denatran de Educação no Trânsito, promovido pelo Ministério das Cidades. Este ano, serão ampliadas de 58 para 71 escolas trabalhando a responsabilidade no trânsito dentro de suas disciplinas. A expectativa é que 41 mil alunos sejam envolvidos nas ações educativas.

“Hoje é o lançamento da primeira fase do projeto, a formação dos 2.200 professores e profissionais de educação que em três meses receberão todas as informações necessárias para que trabalhem, de maneira transversal, o tema trânsito dentro de suas disciplinas”, explicou o diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.

“O trânsito faz parte do nosso dia a dia e esse primeiro contanto com a temática, inclusive na questão da segurança dos próprios alunos, deve se dar dentro da escola. Aqui começa o processo de conscientização, por isso trânsito e meio ambiente devem se tratados desde o Ensino Básico”, completou Deusamir Pereira, subsecretário de Gestão Educacional da Semed.

A Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, no bairro Amazonino Mendes, zona Norte, já trabalha com a educação no trânsito com cerca de 1.400 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A professora Zeneide Matos, diz que o projeto só vem para ajudar sobre um problema visível na cidade.

“Esse programa é muito importante, porque é preciso buscar essa conscientização desde criança, a fim de respeitar o trânsito, os sinais e se tornar um cidadão pleno, principalmente nos dias de hoje, em que todos desejam ter um carro”, finalizou a educadora.

Novidade

Além dos meios de transporte convencionais, pela primeira vez o projeto Transversalizando o Trânsito vai debater também os transportes alternativos como a bicicleta. Para a coordenadora do grupo Pedala Manaus, Simone Russo, essa é uma oportunidade única para se modificar os moldais de transporte da capital.

“A bicicleta é uma delícia, remete à infância, traz a sensação de liberdade e ajuda a manter o corpo saudável. Mas, não é só isso, a bicicleta também exige que se tenha cuidado e que siga àquilo que prevê o Código de Trânsito, principalmente, que sejamos ciclistas educados no trânsito. Costumo dizer que trânsito são pessoas, então temos que ser pessoas educadas para o trânsito”, defendeu.

Cartilha

Para marcar a nova etapa do projeto, a Prefeitura de Manaus lançou a cartilha ‘Transversalizando o Trânsito’, produzida pela primeira vez por educadores do Manaustrans e da Semed. O livreto possui uma síntese dos conteúdos para a formação dos professores que vão elaborar as aulas inserindo o tema trânsito nas suas disciplinas.

O Transversalizando passa a compor, ainda, o plano de ação local do projeto ‘Vida no Trânsito’, do Ministério da Saúde, coordenado pela Semsa, que busca reduzir o número de mortos e feridos no trânsito por meio de articulação intersetorial.

A partir desta etapa, o projeto contempla todos os anos do Ensino Fundamental com formação de educação para o trânsito. A capacitação também será estendida para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

(Reportagem: Alita Falcão (Semcom) e Assessorias
Foto: Tácio Melo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.