Projeto Pequenos Autores lança hoje mais seis revistas

Pequenos autores
Pequenos autores
Amazonianarede/Assessoria

Manaus – Encerra nesta sexta-feira (19) o cronograma de lançamento da revista ‘Nossa Terra’, que envolve dez escolas estaduais e municipais onde o Projeto Pequenos Autores selecionou as melhores histórias, entre mais de 900 contos amazônicos, criados por estudantes do 5º ao 9º ano da rede pública de ensino. São dez edições da revista, cada uma contendo as dez melhores histórias de cada unidade educacional. Nesta sexta-feira, seis escolas serão contempladas com a publicação. Os alunos-autores das histórias serão o centro das atenções, dando autógrafos nas publicações.

O Projeto Pequenos Autores é uma ação desenvolvida pelo Grupo Simões, em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação (Seduc e Semed). De acordo com o diretor comercial de bebidas do Grupo Simões, Bruno Sobral, a iniciativa tem como proposta difundir a cultura amazônica e estimular a escrita, o hábito da leitura e a criatividade dos estudantes, além do desenvolvimento de novos talentos literários. Nas revistas, os pequenos escritores fazem uma mistura criativa de lendas amazônicas com os traços da cultura global contemporânea, além de deixar evidente a preocupação com a questão ambiental.

O grande desfecho do projeto, que está em sua 5ª edição, será o lançamento do livro ‘O que é da nossa terra’, que reúne os dez melhores contos produzidos pelos estudantes, na edição deste ano. O evento será no dia 27 de outubro, no Teatro Direcional do Manauara Shopping.

Nesta sexta-feira, a revista ‘Nossa Terra’ será lançada e entregue nas seguintes unidades educacionais: às 8h – nas Escolas Estaduais Letício de Campos Dantas (rua Colheireiras, s/n, Loteamento Fazendinha) e Raimundo Gomes Nogueira (rua B 28, s/n, Alvorada I); às 14h – na Escola Municipal Eliana Lúcia (rua Tiradentes, bairro de Santo Agostinho)e na Escola Integral Garcitylzo do Lago (rua Rainha Margarida, s/n, Parque Riachuelo, Tarumã); às 15h – nas Escolas Municipais Violeta de Mattos (rua Alberto Campainha, 2, Colônia Antônio Aleixo) e Professora Fra ncisca Campos (Avenida do Turismo, ramal do Cetur, s/n).

O cronograma de lançamento começou na última terça-feira (16) e já passou pela Escola Integral Irmã Gabrielle; Escola Municipal Vicente Cruz; Escola Estadual Prof Dorval Varela; e Escola Municipal Lucila Frutas.

Na Escola Municipal Vicente Cruz, a professora de arte Marilene Lima destacou que os estudantes tiveram a chance de desenvolver a arte da pintura, durante o processo de criação dos contos. “Eles produziram, inclusive, os desenhos que ilustram a revista”, frisou. No conto ‘História da minha Amazônia’, o autor Ramisson Costa, 11 anos, registrou a cheia do Rio Negro, relacionando-a com a poluição da cidade. Já o aluno Oziel Assunção, 11 anos, que também teve sua obra escolhida para a revista, deu um toque de poesia à sua criação ‘A lenda do boto vermelho’. “No meu tempo livre, escrevo poemas. Aproveitei isso para compor minha história”, disse.

O Projeto Pequenos Autores já incentivou a criação de mais de 5 mil contos. Cada uma das instituições de ensino que participa do projeto recebe 100 exemplares da edição especial da revista, com as melhores histórias produzidas pelos pequenos autores que estudam da unidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.