Projeto de Lei amplia benefícios aos doadores de sangue

(Foto: Alfredo Fernandes – Agecom)

O líder do PV na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Everaldo Farias, protocolou um Projeto de Lei n° 436/2013, que altera a Lei que institui a meia-entrada para doadores de sangue em eventos culturais e de esporte (Lei Municipal n° 1546/2011) incluindo três novos benefícios.

Pela nova proposta, todas as pessoas cadastradas na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) que fizerem no mínimo uma doação por ano terão direito: à isenção das taxas de concursos públicos municipais de que venham a participar; atendimento preferencial em todos os estabelecimentos comerciais, bancários, de serviços e similares; além do pagamento de metade do valor do ingresso efetivamente cobrado em eventos de esporte, cultura e entretenimento realizados na cidade.

“A intenção neste projeto é ampliar os benefícios aos doadores na Lei existente. Entre janeiro e outubro, mais de 51 mil candidatos à doação procuraram a FHemoam e, desses, uma média de 50% já são considerados fidelizados no programa de doção de sangue”, explicou o parlamentar.

Segundo a FHemoam, a categoria de estudantes foi a que representou o maior número de doadores de sangue em 2011 no Amazonas. Em seguida, estão os industriários, autônomos, funcionários públicos, militares do exército e aeronáutica, motoristas, vigilantes, policiais militares e profissionais do lar.

Na nova lei, o doador terá uma carteira contendo fotografia e espaço destinado ao registro das doações. A carteira de Doador de Sangue terá a validade de um ano contados da última doação. “Com essas alterações no Projeto de Lei estaremos proporcionando benefícios justos àqueles doadores que ajudam a salvar vidas prestes a serem interrompidas seja por conta de um acidente ou uma doença”, completou Everaldo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.