Manaus – A escolinha pública de futebol do Governo do Amazonas espera alcançar o atendimento de 15 mil craques do futuro até 2014. Esse foi o tom do lançamento do Projeto Bom de Bola 2013, nesta sexta-feira, no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Cidade Nova 2, Zona Norte de Manaus.
O projeto executado pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) beneficia atualmente 10 mil estudantes-atletas na faixa dos 9 aos 17 anos, em 50 núcleos (meta de 200 alunos cada), sendo 30 na capital e 20 no interior. A participação na escolinha é gratuita, porém, exige-se que o atleta esteja devidamente matriculado na rede pública de ensino.
“A cada ano que passa o Projeto Bom de Bola cresce e a meta é chegarmos ao atendimento de 15 mil atletas até 2014, tirando as crianças das ruas e fortalecendo o futebol local”, destacou a gestora da Sejel, Alessandra Campêlo.
Segundo a secretária, o diferencial do projeto tem sido o processo de interiorização, conforme determinação do governador Omar Aziz. “Hoje, o Bom de Bola já funciona em 20 núcleos no interior e 30 na capital. Queremos ampliar esses núcleos e levar projetos de esporte para o interior, já que isso faz parte do plano estratégico implantado pelo governador Omar Aziz e que vem dando total apoio às ações da Sejel nesse sentido”, destacou.
GOL DE PLACA
A Sejel custeia o pagamento dos profissionais que atuam no projeto, além de oferecer o material esportivo aos jogadores. O Bom de Bola é executado em parceria com a Federação Amazonense de Futebol (FAF) e os clubes profissionais do Estado, que podem “garimpar” talentos para as categorias de base.
(Sejel)