Projeto Agroecologia – Copa Sustentável 2014 leva técnicos do governo e agricultores para intercâmbio em Porto Alegre

Começa nesta segunda-feira, 8 de outubro, o Intercâmbio Técnico Interestadual em Experiências Sustentáveis Promissoras, em Porto Alegre. O evento, que se estende até o dia 13 de setembro, vai reunir técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e agricultores familiares, comprometidos com a produção de alimentos orgânicos em alguns municípios da região metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Manaus e Rio Preto da Eva).

O intercâmbio, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Idam, segue orientação do governador Omar Aziz de geração de mais oportunidades para desenvolvimento do setor primário do Amazonas e se constitui em uma das ações do Projeto Agroecologia – Copa Sustentável 2014 e conta com o apoio da assessoria do Centro Ecológico de Porto Alegre e da Agência de Cooperação Técnica Alemã – GIZ, responsável pelo investimento do evento.

O principal objetivo do intercâmbio é proporcionar aos participantes conhecimentos a partir das vivências da Rede Ecovida de Agroecologia, de forma a ampliar e agregar experiências em sistemas e tecnologias sustentáveis que envolvam os diversos elos da cadeia produtiva orgânica.

Desenvolvimento 

O intercâmbio também proporcionará o conhecimento de estratégias e os processos de organização social, comercialização e autonomia das unidades de produção dos agricultores familiares de base ecológica, que possam contribuir para a melhoria das atividades produtivas e iniciativas de organização, comercialização e politização dos agricultores familiares orgânicos no Estado do Amazonas, especificamente na região metropolitana de Manaus.
Para o articulador do Projeto de Apoio à Agroecologia do Estado do Amazonas (PAA/AM) e técnico do Idam, Mário Francisco Caldas Ono, a ação possibilitará conhecer atividades inovadoras e tecnologias de base ecológica que possam ser adaptadas à realidade local e às necessidades dos agricultores nos municípios envolvidos, de modo a aprimorar o processo produtivo agroecológico no contexto amazônico.

Programação

Na ação, os participantes receberão conhecimentos sobre a concepção de Agroecologia, histórico do trabalho na região e da Rede Ecovida de Agroecologia, além de visitas às propriedades ecológicas da região, com foco na produção diversificada, insumos utilizados, estratégias de sobrevivência das unidades familiares de produção; sistemas agroflorestais com as culturas da banana e açaí jussara; sistemas orgânicos de produção, (aspectos técnicos, certificação e a comercialização em espaços adequados).

As visitas serão estendidas às agroindústrias familiares, cooperativas de consumidores de produtos ecológicos e outros espaços de comercialização ou preparação dos produtos, além de feiras de agricultores ecologistas da região. Também serão enfatizados assuntos como o fluxo de produção, a forma de organização, os principais mercados e os limites legais.

Projeto Agroecologia – Sustentável 2014 

O projeto visa estimular a produção de alimentos orgânicos na Região Metropolitana de Manaus, antes, durante e após a Copa 2014.

O Idam, por meio das Unidades Locais, pretende organizar e promover intercâmbios locais, nos quais serão relatadas, principalmente pelos agricultores, as experiências e os conhecimentos adquiridos durante o intercâmbio, com a orientação dos técnicos, a fim de que juntos possam contribuir com as atividades de base ecológica nos municípios abrangidos pelo projeto.

(Por:Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.