Programação especial na Estação das Docas está pronta para festejar o aniversário de Belém

Estação das Docas
Estação das Docas
Amazonianarede – Ag. Pará 

Belém, PA – A Estação das Docas sediará programação cultural especial em comemoração aos 397 anos de Belém. O Boi Veludinho e o Balé Folclórico da Amazônia (BFAM) serão as atrações da festa, que acontece no próximo sábado (12) a partir das 17h, no complexo turístico.

Atrás do Veludinho, cabeçudos e mascarados vão desfilar em cortejo pela orla da Estação, acompanhados pela bandinha de fanfarra e ao som de canções autorais que remetem à alegria do Carnaval.

A tradição do boi de máscara de São Caetano de Odivelas chegou há cerca de 20 anos em Belém, através da família Viegas, do bairro do Guamá. “Nossas raízes estão em São Caetano e durante muitos carnavais tínhamos que nos deslocar pra lá para comemorar esse período. Foi então que tivemos a iniciativa de criar o Boi Veludinho para nos divertir aqui mesmo, em Belém, e inserir as crianças na festa, já que somente os adultos participavam”, conta a coordenadora e fundadora do grupo, Socorro Viegas.

Cerca de 30 pessoas, de vários bairros da cidade, integram a equipe do Boi Veludinho. “Estamos felizes em participar desta festa e também ansiosos para receber o público nesta data tão significativa para a cidade”, comenta Viegas.

Na sequência, as tradições de São Caetano abrem espaço para o folclore amazônico. O Balé Folclórico da Amazônia empresta às lendas mais conhecidas do imaginário popular paraense uma interpretação própria, baseada nas obras de compositores da região. Guitarrada, carimbó, lundu e merengue estão no repertório do grupo, composto por 35 integrantes, distribuídos entre músicos e dançarinos. O público terá oportunidade de conferir de perto a performance premiada na Europa, em 2011.

Estação das Docas

A Estação das Docas é um complexo turístico que oferece ao público opções de lazer, gastronomia e cultura. “Há 12 anos, a Estação promove ações culturais que preservam as nossas tradições. Elaboramos esta programação especial pelo aniversário de Belém para mostrar a nossa diversidade e fomentar a nossa cultura”, destaca a presidente da Organização Social Pará 2000, Gabriela Landé.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.